Na gestão agropecuária, a nutrição animal se caracteriza como um ponto de destaque, visando atingir técnicas sustentáveis, produtivas e que garantam o bem-estar dos animais.
Mas quais são as tecnologias utilizadas nesse processo e que vantagens trazem para a agropecuária? Se você se interessa por esse tema e quer saber mais, continue com a leitura do artigo e descubra.
A tecnologia e a nutrição animal
Uma das maiores preocupações em relação à criação de animais se dá pela capacidade de abastecimento, que só aumenta a cada ano. Dessa forma, muito do que se é produzido deve sofrer reformulações e passar por novas técnicas.
É necessário contar com metodologias conscientes, com um melhor aproveitamento dos recursos, preservando a saúde e o bem-estar dos animais e controlando os impactos causados no meio ambiente. Dessa maneira, duas diretrizes se colocam à frente: aumento de produção e redução de perdas.
A partir de técnicas de agricultura e pecuária de precisão, é possível acompanhar diversas informações, minimizando ao máximo o desperdício de insumos e materiais, além de identificar falhas de processo e corrigi-las antes que se tornem um problema.
Entre algumas das ferramentas à disposição da agricultura de precisão, podemos citar:
- Etiquetas RFID;
- Drones de monitoramento;
- Leitores de códigos de barras,
- Distribuição de ração por meio de leitura de cocheiras.
Nutrição animal na agricultura 4.0
A pecuária 4.0 pode contar com muitas variações de inovações tecnológicas, desde pequenos produtores até grandes empresas agroindustriais. No caso de produtores de pequeno porte, o investimento inicial em um banco de dados, por exemplo, já é um grande diferencial.
Em outros cenários da agricultura de precisão, é possível encontrar robôs participando da cadeia do leite, ordenhando vacas ao identificar sozinho a teta do animal, fazer o acoplamento e retirar o leite, deixando o rebanho mais confortável.
Sistemas também ajudam a analisar o comportamento de animais por meio de imagens e atuam em estratégias de bem-estar e saúde. Ligar e desligar ventiladores, liberar mais água ou ração, abrir ou fechar cortinas, etc.
A tecnologia na pecuária, presente na etapa de nutrição animal, pode, da mesma forma, aumentar a produtividade e impulsionar o crescimento da cadeia. Isso acontece, por exemplo, na redução de idade para abate, objetivo alcançado pela nutrição otimizada. Dessa maneira, o ciclo produtivo é reduzido, trazendo menos custos.
Tecnologias presentes na nutrição animal
Até aqui, falamos sobre a importância da tecnologia na agropecuária 4.0 e nutrição animal. Agora vamos entrar mais a fundo em certas inovações que podem trazer um diferencial consistente para o seu negócio. Confira!
Inteligência artificial
A inteligência artificial se utiliza de modelos de aprendizado de máquina para alimentar bancos de dados e desenvolver padrões de interpretação de situações. Analisar possíveis cenários como um gestor faria ajuda a otimizar processos e prever acontecimentos.
Na nutrição animal, por exemplo, a IA consegue captar, interpretar e analisar vocalizações e expressões corporais e faciais dos animais, facilitando a identificação de doenças, por exemplo.
Manejo genético de animais
O manejo genético do gado também consiste em uma prática inovadora. A inseminação artificial é um exemplo disso, oferecendo garantia de porte e saúde dos animais, trazendo menos riscos para a produção e qualidade do produto final.
É comum pensar em tais inovações mais referentes aos bovinos, mas vale ressaltar que tanto a aplicação de inteligência artificial quanto o manejo genético podem ser feitos também com aves e suínos.
Sistema e gestão
Fica muito difícil para o produtor rural aplicar todas as inovações à disposição da produção agrícola e pecuária sem organizar dados, documentos e analisar todas essas informações, para aprimorar cada vez mais os processos.
É aí que um sistema ERP entra em cena. Agregando todos os pontos levantados por sistemas de monitoramento e análises técnicas de especialistas, é possível analisar e monitorar indicadores de produção e tomar boas decisões, para que os processos estejam afinados e alinhados com toda a cadeia, até a entrega ao consumidor final.
Ao listar os benefícios das aplicações tecnológicas na nutrição animal, portanto, podemos citar:
- Precisão na captação de dados;
- Tomada de decisão assertiva;
- Otimização do processo produtivo;
- Minimização de gargalos;
- Aumento da produtividade;
- Redução de ciclos produtivos;
- Melhor aproveitamento de recursos e redução de desperdícios;
- Aumento da lucratividade,
- Maior bem-estar animal e sustentabilidade.
Nutrição animal é com a TOTVS
Ao longo deste conteúdo, mostramos por que a tecnologia é uma forte aliada no agronegócio, principalmente na etapa de nutrição animal. Falamos sobre alguns de seus métodos de atuação e abordamos os benefícios trazidos.
A TOTVS é uma empresa 100% brasileira, que acredita no Brasil que faz. Referência em tecnologia e inovação, nossos sistemas atendem 12 segmentos de mercado, e com a gestão agrícola não é diferente, sendo aderente para organizações de pequeno, médio e grande porte.
Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar no tema, confira agora os diferenciais do software de gestão agrícola. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e não se esqueça de assinar a newsletter.
Djalma Junior diz:
Preciso que entrem em contato para eu conhecer o produto que está sendo oferecido e possívelmente indicar para o cliente agrícola. Só tenho interesse de plataforma em nuvem
9 de abril de 2021 EM 10:10
Alan Amorim diz:
Olá Djalma. Tudo bem? Que bacana! ficamos felizes em saber que tem interesse em modernizar seu negócio com nossa solução. Entre em contato conosco por aqui que ligamos para você! https://totvs.com/contato/ Abraços
14 de abril de 2021 EM 17:48