A NR 11 é a Norma Regulamentadora que trata diretamente dos processos logísticos de manuseio, movimentação, armazenamento e do transporte de materiais.
É ela quem cuida da regulamentação de processos que visam trazer segurança para os trabalhadores, minimizando riscos de acidentes.
Também versa sobre a forma adequada de realizar processos para não haver prejuízos às mercadorias.
Aqui vamos explicar o que é a NR 11, quais são as suas principais determinações, qual a diferença entre ela e a NR 12, por que a sua empresa precisa conhecê-la e cumpri-la e qual a validade dessa norma. Boa leitura.
O que é a NR 11?
A NR 11 é uma norma regulamentadora criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O principal objetivo é estabelecer as normas mínimas para que o transporte e movimentação de materiais seja mais seguro em instituições públicas e privadas.
Ela abrange os processos de movimentação, transporte, manuseio e armazenagem de materiais, executados de forma manual ou via uso de equipamentos como guindastes, elevadores, transportadores industriais, empilhadeiras, guinchos, etc.
Atua quando esses processos acontecem nas dependências da empresa e requer tanto equipamentos quanto profissionais habilitados para o cumprimento das normas.
Por isso, no texto da norma constam os requisitos de capacitação dos trabalhadores que operam esses equipamentos, bem como as medidas de proteção individual e coletiva que devem ser adotadas.
Qual a importância da NR 11 para sua empresa?
Conhecer e cumprir as medidas impostas pela norma regulamentadora 11 é fundamental para qualquer empresa que realiza atividades relacionadas à movimentação de cargas.
A aplicação efetiva dessa norma é benéfica tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores.
Os principais motivos para implementar na sua operação logística são:
- Aumentar a segurança dos colaboradores: seguindo as normas as equipes trabalham com proteção e processos corretos de execução;
- Reduzir acidentes de trabalho: processos bem definidos reduzem os erros e acidentes no dia a dia da operação;
- Maior produtividade: menos acidentes quer dizer menos interrupções, portanto, maior fluidez nos processos;
- Cumprimento das obrigações legais: aplicar a norma garante que sua empresa esteja em acordo com a legislação e não seja penalizada durante fiscalizações;
- Reduzir as ações trabalhistas contra a empresa: a norma garante jornadas mais seguras e saudáveis para os colaboradores, aumentando sua satisfação e reduzindo processos;
- Melhorar a imagem da corporação: empresa que preza pela segurança melhora sua reputação tanto para os consumidores quanto para a busca de talentos para o quadro de funcionários.
Quais são as principais determinações da NR 11?
A NR 11 é composta por vários itens que especificam as regras que garantem a segurança de cada tipo de processo ou equipamento relacionado à movimentação de cargas.
A seguir, vamos destacar algumas das principais determinações presentes nesta norma.
Movimentação de cargas
Na norma estão descritas as determinações dos equipamentos utilizados na movimentação de cargas, que devem ser calculados e construídos de maneira que ofereçam as garantias necessárias de resistência e segurança.
Isso é importante não só para conservar as características das mercadorias, mas também garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos.
Além disso, a norma estabelece que os equipamentos devem ter indicação da carga máxima permitida em lugar visível.
Também indica como os cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos devem ser inspecionados permanentemente e substituídos quando apresentarem defeitos.
Por fim, ela prevê que os equipamentos destinados à movimentação do pessoal devem ter condições especiais de segurança, e que os operadores devem receber treinamento específico dado pela empresa.
Transporte de materiais
A NR 11 determina como os maquinários de transporte com força motriz própria devem emitir sinal de advertência, como alarmes ou buzinas.
Determina também o tipo de habilitação que os operadores devem ter para usar os equipamentos, bem como a necessidade de portarem cartão de identificação com nome e fotografia em lugar visível.
Esse cartão vale por um ano e demanda revalidação do empregado mediante a realização de exame de saúde completo custeado pelo empregador.
A norma também estabelece que, em locais fechados ou pouco ventilados, é preciso haver um controle rígido quanto à emissão de gases tóxicos emitidos pelas máquinas.
É importante se atentar aos limites permitidos para evitar concentração de gases que possam ser prejudiciais à saúde dos colaboradores.
Por fim, é proibida a utilização de máquinas e equipamentos de transporte movidos a motor de combustão interna, salvo casos em que haja dispositivos neutralizadores adequados para contenção dos poluentes emitidos.
Manuseio de materiais
A determinação é que o manuseio de sacas deve obedecer a algumas regras, como:
- O peso máximo das sacas deve respeitar a capacidade de carga do trabalhador, levando em conta as condições do ambiente e a frequência do trabalho;
- O transporte manual de sacas deve ter, sempre que possível, mecanização;
- O piso dos locais de trabalho onde se transportam sacas deve ser antiderrapante, sem umidade, sem saliências nem depressões;
- Os locais de depósito das sacas devem ter estrados para evitar contato direto com o piso.
A norma também estipula que os equipamentos de guindar devem ter dispositivos especiais para o içamento de sacos.
Ainda, determina para os trabalhadores o uso de cintos abdominais ou lombares para proteção da coluna vertebral.
Armazenagem de mercadorias e materiais
Está descrito no texto da norma que os pisos dos armazéns devem ser planos, limpos e secos e que as pilhas devem ter estabilidade e facilitar o acesso aos materiais.
Também consta na norma que os materiais empilhados não podem ser posicionados próximos das laterais do prédio.
É necessário manter uma distância de pelo menos 0,50m (cinquenta centímetros) e a altura das pilhas deve permitir que a operação flua com segurança.
Isso é muito importante devido à movimentação das equipes pelo armazém, portanto é preciso protegê-los contra possíveis desabamentos das pilhas.
Qual é o treinamento para a NR 11?
O treinamento exigido pela NR 11 é um investimento significativo na capacitação da equipe, assegurando operações seguras e conformes.
Este treinamento abrange instruções práticas e teóricas sobre a operação segura de equipamentos como empilhadeiras, guindastes e esteiras rolantes.
Contempla também as técnicas de armazenagem e manuseio de cargas que minimizem riscos.
O programa é desenhado para empregar não somente a conformidade regulatória, mas também para elevar a consciência sobre a prevenção de acidentes e a melhoria contínua dos processos logísticos.
Gestores devem proporcionar esse curso periodicamente, idealmente com um instrutor especializado, assegurando que toda a equipe esteja plenamente informada sobre as últimas práticas de segurança.
Ao cumprir com a capacitação prevista na norma, gestores logísticos adicionam segurança e eficiência a suas operações, além de aderir à legalidade dos processos, evitando potenciais penalidades.
Suíte Logística da TOTVS
Para facilitar o cumprimento da NR 11 e otimizar os processos logísticos da sua empresa, você pode contar com a Suíte Logística da TOTVS.
Desenvolvemos um conjunto de soluções integradas que oferecem recursos para a gestão completa da cadeia de suprimentos.
Temos recursos para gerir os processos de ponta a ponta como:
- Planejar e controlar o fluxo de materiais desde o fornecedor até o cliente final;
- Gerenciar os estoques de forma inteligente e eficaz;
- Rastrear as cargas em tempo real e garantir sua segurança e integridade;
- Otimizar as rotas de entrega e reduzir os custos com combustível e manutenção;
- Automatizar as operações logísticas e eliminar erros humanos;
- Integrar as informações logísticas com os demais sistemas da empresa;
- Garantir o cumprimento das normas legais e fiscais relacionadas à logística.
Especialmente para movimentação interna, temos o TOTVS YMS que permite uma gestão de pátio muito mais eficiente e segura.
Mas não para por aí: a Suíte Logística da TOTVS é flexível e se adapta às necessidades específicas do seu negócio.
É compatível com diversos segmentos do mercado, como indústria, comércio, serviços, agronegócio, etc, e pode ser integrada aos principais ERPs do mercado.
Confira tudo que a Suíte Logística da TOTVS pode agregar a sua gestão logística com segurança, agilidade e compliance com as NRs.
Conclusão
A NR 11 é uma norma regulamentadora que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que atuam com o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
Estabelece as normas mínimas de segurança para a operação de equipamentos e máquinas utilizados nesses processos, bem como as medidas de proteção individual e coletiva que devem ser adotadas.
Seguir esta norma é fundamental para qualquer empresa que realiza atividades de logística interna e ainda agrega vantagens como a redução de acidentes, a maior produtividade, o cumprimento das obrigações legais, a redução de ações trabalhistas e a melhora da imagem da corporação.
Para facilitar o seu cumprimento e otimizar os processos logísticos da sua empresa, você pode contar com a Suíte Logística da TOTVS.
Ela oferece os recursos certos para a gestão completa da cadeia de suprimentos.
Alie isso aos conceitos de logística integrada e tenha controle eficiente e seguro das suas operações de distribuição.
Deixe aqui seu comentário