Como você já deve ter notado, a inteligência artificial vem ganhando espaço no mercado e os processos automatizados já substituem muitas tarefas repetitivas antes feitas de forma manual, com mais praticidade, acessibilidade e economia.
Mas como algumas empresas conseguem revolucionar os hábitos dos consumidores e até mesmo mercados inteiros dessa forma?
A resposta está no conceito de inovação disruptiva.
Neste conteúdo, você vai entender o que é esse tipo de inovação, quais suas características e importância, além de conferir exemplos práticos. Continue a leitura para saber mais!
O que é inovação disruptiva?
Inovação disruptiva é um termo utilizado para descrever inovações que mudam drasticamente a forma como um mercado ou setor funciona, geralmente com produtos ou serviços melhores que os já existentes.
Para entender melhor o conceito, podemos olhar para o significado de “disruptivo”: é algo que causa rupturas e interrompe o curso de um processo.
Ou seja, inovações disruptivas são conhecidas por romperem padrões, produtos ou serviços estabelecidos, trazendo um novo cenário para o mercado.
Mas não é apenas isso que caracteriza essa inovação.
Principais características deste tipo de inovação
Por promover uma transformação profunda no mercado e criar novas formas de consumo, a inovação disruptiva apresenta algumas particularidades.
A ideia não é criar algo totalmente inédito, mas sim aprimorar algo que já existe e, a partir disso, oferecer um produto ou serviço novo para o consumidor.
Normalmente, são empresas menores e startups desafiando os líderes estabelecidos com soluções mais acessíveis e eficientes, que acabam por substituir as soluções convencionais.
Na prática, as principais características desse tipo de inovação são:
- Acessibilidade: geralmente esse tipo de inovação apresenta soluções mais acessíveis e baratas, o que democratiza a disponibilidade de produtos ou serviços para o público;
- Mercado-alvo inicial menor: muitas vezes, a inovação disruptiva começa em nichos de mercado que não são prioritários para as empresas estabelecidas e depois se expande;
- Simplicidade: esses novos produtos ou serviços costumam ser mais simples e práticos de usar em comparação com as soluções tradicionais, por isso tornam-se mais atrativos para os consumidores.
Exemplos de inovação disruptiva
Nada melhor para entender o conceito de inovação do que trazer exemplos práticos. Confira a seguir alguns casos em que esse tipo de inovação se destaca.
Netflix
Netflix é um dos principais nomes quando pensamos em inovação disruptiva. A empresa começou como uma espécie de locadora online: o usuário pedia um filme e o DVD era enviado via correio para a sua casa.
Esse modelo não atraiu tanto os consumidores, o que incentivou a companhia a criar um novo formato de negócio, como conhecemos hoje.
Por um valor mensal, o usuário pode acessar um catálogo amplo de filmes e séries dos mais variados estilos, inclusive com produções exclusivas da própria Netflix.
Isso tornou o acesso a produções audiovisuais muito mais acessível, prático e fácil, deixando os DVDs e até mesmo a televisão como coadjuvantes.
Hoje, muita gente nem imagina como era o envio de SMS pago para conversar com amigos e familiares. O WhatsApp foi o responsável por revolucionar a comunicação online.
Com mensagens instantâneas e cadastro gratuito, o aplicativo permite que o usuário converse com diversas pessoas e tenha acesso a recursos específicos, como chamadas de vídeo e conversas em grupo, por exemplo.
A plataforma desenvolveu também o WhatsApp Business, voltado para as empresas, que também impacta a maneira como os consumidores conversam com as marcas.
Segundo pesquisa da Opinion Box, 79% dos participantes afirmaram interagir com empresas pelo WhatsApp, enquanto 59% consideram a plataforma adequada para realizar compras.
Spotify
Na mesma linha de pensamento dos streamings de vídeo, as plataformas de música, como o Spotify, transformaram a forma como as pessoas consomem hits dos artistas.
Antes, era necessário comprar CDs, vinis e fitas cassetes, além de dispositivos compatíveis com esses formatos de áudio, para ouvir as faixas específicas daquele álbum.
Hoje, com uma assinatura mensal (ou até mesmo com um plano gratuito), você tem acesso a milhares de músicas, de diferentes bandas e cantores, em um só lugar.
Para se ter uma ideia, a plataforma fechou 2023 com mais de 230 milhões de assinantes premium, segundo dados divulgados pela UBC (União Brasileira de Compositores).
Qual a importância da inovação disruptiva?
As inovações disruptivas são fundamentais para estimular os mercados, o desenvolvimento de novos modelos de negócios e o surgimento de novas oportunidades.
Tudo isso contribui para uma evolução na qualidade dos produtos e serviços, impulsionada pelo aumento da competitividade saudável entre as empresas.
Como resultado, novos players se destacam no mercado e o crescimento econômico se mantém aquecido, permitindo que pequenos empreendedores e startups entrem em mercados antes dominados por grandes corporações.
Muito além disso, esse tipo de inovação democratiza o acesso a tecnologias e serviços, tornando-os mais acessíveis a uma parcela maior da população.
A diferença entre inovação disruptiva e incremental
A principal diferença entre inovação disruptiva e incremental está no impacto que cada uma causa no mercado. Enquanto a disruptiva traz novas ideias que substituem soluções tradicionais, a incremental busca melhorar o que já existe de forma gradual.
Na inovação incremental, o objetivo é aprimorar produtos, processos e serviços já existentes, aumentando a eficiência daquela mesma solução . Por isso, não tem um impacto tão significativo como as inovações disruptivas.
É o caso da atualização de um software para corrigir bugs ou novas funcionalidades, por exemplo.
A disruptiva, por outro lado, cria novas soluções voltadas a nichos muitas vezes “esquecidos” pelo mercado.
Elas passam a circular entre os consumidores e, eventualmente, substituem os modelos tradicionais por serem mais acessíveis, eficientes e econômicas.
Vale destacar que a inovação disruptiva também se difere da inovação radical, que cria novos paradigmas no mercado e transforma totalmente o cenário, como o smartphone, por exemplo.
A inovação disruptiva no Brasil e no mundo
Para avaliar o cenário global e nacional de inovação, vale conferir o Índice Global de Inovação. Em 2023, o top 3 de países mais inovadores do mundo ficou com Suíça, Suécia e Estados Unidos.
O Brasil conquistou seu espaço entre as 50 melhores economias de 2023, sendo um dos países que mais melhoraram o seu desempenho no índice nos últimos quatro anos.
No ranking, o país se destaca entre as 15 economias melhores avaliadas nos indicadores serviços governamentais online (14ª posição) e participação eletrônica (11ª), além de ocupar um lugar relevante no quesito startups unicórnios (22ª).
Isso mostra um crescimento importante no cenário da inovação, mas que ainda pode melhorar muito, especialmente quando pensamos em inovações disruptivas, que trazem essas mudanças mais significativas.
No cenário nacional, um exemplo marcante é o Nubank, que desafiou o modelo tradicional de bancos, oferecendo serviços financeiros digitais e sem tarifas, facilitando assim o acesso para milhões de pessoas.
A nível global, os exemplos de Netflix e Spotify, compartilhados anteriormente, são grandes destaques.
Inovação está no DNA da TOTVS!
Se estamos falando sobre inovação, estamos falando de TOTVS. Como a maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS se destaca por desenvolver soluções que transformam a gestão de empresas em diversos setores.
Tudo isso impulsionado também pela inovação aberta, que permite diferentes relacionamentos com startups, desde parcerias até contratos de fornecimento de serviços ou produtos.
Com foco em inovação contínua, a TOTVS ajuda empresas a adotarem novas tecnologias e se adaptarem às mudanças do mercado, permitindo que elas se tornem protagonistas da revolução digital que transforma o Brasil e o mundo.
Saiba mais sobre a TOTVS e conheça as nossas soluções!
Conclusão
A inovação disruptiva tem o poder de criar novas oportunidades e substituir modelos tradicionais, trazendo soluções mais eficientes e acessíveis para os consumidores.
Com a transformação digital acelerada, esse tipo de inovação tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e no mundo.
.Ao entender o que é o conceito e como ele funciona, você pode se preparar para adotar soluções que tragam diferenciais competitivos e melhorem sua performance, contribuindo não apenas para o crescimento do negócio, mas também para a experiência do cliente.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler também nosso artigo sobre ecossistema de inovação.
Deixe aqui seu comentário