A Manutenção Produtiva Total, ou Total Productive Maintenance (TPM), é uma metodologia que tem ganhado destaque nas indústrias por sua capacidade de melhorar a eficiência produtiva e reduzir falhas nos processos.
Essa abordagem vai além da manutenção corretiva tradicional, envolvendo todos os níveis da organização, desde a gestão até os operadores de linha.
O objetivo principal é aumentar a disponibilidade dos equipamentos, minimizar perdas e garantir a qualidade dos produtos finais.
Neste conteúdo, apresentamos os fundamentos, principais pilares, implementação e os benefícios que essa prática traz para diferentes setores produtivos.
Continue e tenha uma ótima leitura!
O que é manutenção produtiva total?
A Manutenção Produtiva Total (TPM) foi desenvolvida com o propósito de minimizar erros e gargalos de processo, colocando em prática uma espécie de acompanhamento voltado à produtividade da organização como um todo.
Contando com tecnologia, gestores e todos os colaboradores, a TPM vai muito além da preocupação com equipamentos e máquinas.
O foco se estende também ao aumento de qualidade dos produtos fabricados, à redução de quebras, aos defeitos e aos acidentes minimizados.
Todo esse processo exige comprometimento e, em certos casos, reestruturação, com a adoção de novas abordagens, posturas e até mesmo de cultura.
Talvez valha a pena instaurar a gestão de mudança organizacional, uma vez que a renovação aproxima pessoas, maquinários e produtos.
Pilares da manutenção produtiva total
Assim como o conceito de lean manufacturing, a Manutenção Produtiva Total surgiu na indústria automotiva japonesa, como uma forma de otimizar o andamento de cada etapa dos projetos. Confira a seguir quais são os pilares da manutenção produtiva.
- Manutenção autônoma: oferece liberdade aos operadores, que monitoram as condições de seus próprios equipamentos e dos processos à sua volta;
- Coleta de informação para melhoria: otimiza o fluxo de informação entre os setores. Assim, o gestor de cada área levanta dados que são analisados e recebem as devidas priorizações para melhorias;
- Manutenção preventiva: cada setor coloca em prática as ações necessárias para o cuidado com equipamentos, ferramentas e máquinas, evitando que haja uma interrupção das atividades;
- Manutenção planejada: os responsáveis por cada processo fazem um acompanhamento preciso do desempenho da equipe e dos equipamentos, elaborando relatórios que indicam a necessidade de implementar melhorias e incluem pausas no cronograma;
- Manutenção da qualidade: a qualidade dos processos industriais depende de uma série de variáveis, e, nesse tópico, são consideradas as melhores tecnologias, metodologias e novas ideias que possam contribuir para gerar maior valor em cada tarefa;
- Capacitação e treinamento: o capital humano é essencial em qualquer organização, e, para implementar a automação dos processos, é necessário que os colaboradores dominem as tecnologias, além de permitir atuação em cenários mais estratégicos,
- Segurança e saúde do trabalho (SST): em qualquer empresa e, sobretudo, na indústria, a segurança dos colaboradores é primordial. Para que todos os outros pilares se sustentem, a segurança de todos os envolvidos deve ser garantida pelas melhores práticas
Saiba também sobre o conceito e as tecnologias presentes na manufatura avançada!
Benefícios do TPM
A aplicação da Manutenção Produtiva Total (TPM) proporciona benefícios significativos para a eficiência e a sustentabilidade das operações produtivas.
O principal ganho é a máxima eficiência do sistema de produção, com máquinas mais funcionais e trabalhadores bem preparados.
Outro benefício é a eliminação de perdas, sejam materiais ou de tempo, por meio da redução de falhas e interrupções inesperadas. A alta disponibilidade dos equipamentos permite a execução de processos sempre que necessário.
Além disso, há uma notável melhoria da equipe, com desenvolvimento técnico e fortalecimento do senso de responsabilidade coletiva, resultando em maior engajamento e qualidade no ambiente de trabalho.
Portanto, os benefícios são:
- Máxima eficiência do sistema de produção: equipamentos mais funcionais, trabalhadores eficientes e melhor investimento de recursos;
- Eliminação de perdas: redução de falhas, paradas e desperdícios materiais e de tempo;
- Alta disponibilidade: equipamentos e equipes sempre prontos para atender às demandas produtivas;
- Melhoria da equipe: capacitação técnica, engajamento, senso de responsabilidade e melhor ambiente de trabalho.
Como implementar a Manutenção Produtiva Total
A implementação da TPM segue uma sequência estruturada de 12 etapas distribuídas em quatro fases principais.
Na fase de preparo, inicia-se com o comprometimento da alta administração, seguido pela divulgação interna e treinamentos iniciais.
Em seguida, define-se o comitê responsável pela implantação, estabelecendo políticas e metas, além da elaboração de um plano diretor detalhado.
A fase de introdução envolve a integração de fornecedores, clientes e parceiros no processo.
Na etapa de implantação, ocorrem melhorias em máquinas e equipamentos, implantação da manutenção autônoma e desenvolvimento da manutenção preditiva. Também são realizados treinamentos para desenvolvimento técnico e comportamental da equipe.
A estruturação do controle de equipamentos acontece nesta fase, garantindo a gestão adequada de dados e recursos.
Por fim, a fase de consolidação visa o aperfeiçoamento contínuo, com ações de reconhecimento, como candidaturas a prêmios, e o estabelecimento de metas mais ambiciosas para a manutenção da cultura TPM na organização.
Fase | Etapa | Descrição |
Preparo | 1. Comprometimento da alta administração | Envolvimento da liderança e divulgação da TPM em toda a empresa |
2. Divulgação e treinamento | Realização de seminários e capacitação inicial para gerentes e operadores | |
3. Definição do comitê de implantação | Estruturação e escolha dos responsáveis pelo processo de implantação | |
4. Definição da política e metas | Estabelecimento dos objetivos e metas a serem alcançados | |
5. Elaboração do plano diretor | Detalhamento das ações e cronograma de implementação em todos os níveis | |
Introdução | 6. Outras atividades de introdução | Integração de fornecedores, clientes e parceiros na nova cultura de gestão |
Implantação | 7. Melhorias em máquinas e equipamentos | Definição de áreas prioritárias e início de melhorias técnicas |
8. Estruturação da manutenção autônoma | Implementação gradual da manutenção realizada pelos próprios operadores | |
9. Estruturação da manutenção preditiva | Organização do setor de manutenção e adoção de técnicas preditivas | |
10. Desenvolvimento e capacitação de pessoal | Treinamento técnico e comportamental das equipes de operação e manutenção | |
11. Estrutura para controle inicial dos equipamentos | Gestão de dados sobre equipamentos, incluindo custos e desempenho | |
Consolidação | 12. Realização e aperfeiçoamento da TPM | Consolidação dos resultados, busca de melhorias contínuas e reconhecimento institucional |
Fonte: Adaptação, Alan Kardec e Júlio Nascif (2009)
Em quais tipos de empresas a TPM pode ser melhor aplicada?
A Manutenção Produtiva Total pode ser aplicada em empresas com processos produtivos que dependem fortemente da disponibilidade e desempenho de equipamentos.
Por exemplo, indústrias de manufatura, como automotiva, metalúrgica, alimentícia e de bens de consumo, são exemplos típicos.
A TPM também é indicada para organizações que buscam reduzir perdas, melhorar a qualidade, aumentar a eficiência e promover o engajamento dos colaboradores na manutenção.
Além disso, empresas com grande volume de máquinas e necessidade de alta produtividade se beneficiam significativamente da metodologia.
Alguns setores beneficiados com a implementação da TPM são:
- Construção Civil: fábricas de cimento, pré-moldados, materiais de construção;
- Automotivo: montadoras de veículos, fabricantes de autopeças;
- Metalurgia e Siderurgia: usinas siderúrgicas, fabricantes de estruturas metálicas;
- Alimentício: indústrias de alimentos e bebidas, frigoríficos;
- Bens de Consumo Duráveis: indústrias de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis;
- Químico e Petroquímico: indústrias químicas, refinarias, fabricantes de plásticos.
Utilize a tecnologia na manutenção produtiva total
As falhas operacionais e gargalos constantes causam problemas e dificultam o andamento dos processos e o crescimento da operação industrial.
Repensar as formas de se trabalhar e contar com práticas inovadoras é essencial para obter as melhores condições, ambiente de trabalho e desempenho de máquinas e equipe.
Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é a Manutenção Produtiva Total, falando sobre seu surgimento e conceito, os pilares nos quais ela se baseia e os benefícios trazidos para o segmento industrial.
A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do país, e acredita no potencial do Brasil que faz. Com softwares e soluções para mais de 12 segmentos de mercado, o ramo industrial é atendido de ponta a ponta.
Nossos sistemas se encaixam completamente nas necessidades de sua organização, seja em negócios de pequeno, médio ou grande porte.
Ganhe mais eficiência operacional com o melhor e mais eficiente ERP industrial!
Conclusão
A Manutenção Produtiva Total (TPM) representa uma abordagem estratégica capaz de transformar a gestão industrial, promovendo ganhos expressivos em produtividade, qualidade e segurança.
Sua aplicação vai além da manutenção convencional, integrando colaboradores, gestão e tecnologia em um processo contínuo de melhoria.
Por meio da implementação estruturada, as empresas reduzem perdas, aumentam a disponibilidade de equipamentos e desenvolvem uma equipe mais capacitada e engajada.
Assim, a TPM é essencial para organizações que buscam competitividade e sustentabilidade, oferecendo resultados concretos e alinhados às demandas atuais do setor industrial. Gostou do artigo? Aproveite e conheça as tecnologias que podem alavancar a digitalização industrial!
Bruce Banner diz:
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas existem alguns artigos na internet que são pura perda de tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também é extremamente útil. Obrigado pela informação e compartilhado no meu facebook.
Alan Amorim - Relacionamento Totvs diz:
Olá! Obrigada pelo seu comentário. Já que gostou, te convido a continuar acompanhando nossas publicações que são sempre feitas com bastante rigor ;)