A inovação é a mola propulsora da indústria brasileira, por isso ficar atento às tendências da manufatura em 2025 é um ponto-chave para manter-se atualizado no mercado e, dessa forma, atender as demandas com eficiência.
Para avaliar as expectativas deste ano, Angela Gheller, diretora de produtos de manufatura da TOTVS, falou sobre tendências que devem ser foco no setor industrial.
Continue a leitura para saber mais!
As tendências para o setor industrial em 2025
Com avanços importantes em 2024, o setor industrial brasileiro registrou bons resultados e o panorama para o novo ano segue positivo.
A expectativa é que o PIB do setor cresça 2,3% em 2025, de acordo com as projeções do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Para Angela Gheller, esse crescimento terá a tecnologia como base para operações mais eficientes, sustentáveis e competitivas.
“O compromisso com a inovação e a capacidade de adaptação serão os maiores aliados das empresas que desejam alcançar novos patamares de produtividade”, afirma a diretora de produtos de manufatura da TOTVS.
Diante disso, Angela destaca algumas tendências da manufatura para 2025, que devem guiar movimentos importantes no mercado. Confira a seguir quais são elas.
1. Indústria 4.0 cada vez mais acessível
A indústria 4.0, baseada em tecnologias como IoT (Internet das Coisas), automação avançada e análise de dados, está se tornando mais acessível, especialmente para pequenas e médias empresas.
Para a diretora de produtos de manufatura da TOTVS, os custos mais baixos e a implementação mais simples democratizam esse acesso e trazem diversos benefícios para as PMEs (pequenas e médias empresas) brasileiras.
“Essas ferramentas trazem ganhos significativos de eficiência e agilidade, permitindo o monitoramento da produção em tempo real (com MES), a gestão eficiente de recursos e a tomada de decisões baseadas em dados”, destaca Angela.
2. Inteligência Artificial aliada ao machine learning
A inteligência artificial aliada ao machine learning não é uma novidade, mas segue em destaque entre as tendências de manufatura para 2025 e deve servir como base para movimentos importantes.
Essas tecnologias permitem prever demandas, identificar falhas antes que elas ocorram, e otimizar a produção.
“Não se trata de uma revolução, mas de uma evolução inteligente, aproveitando o potencial dessas tecnologias de ponta para aprimorar o que já funciona e alcançar novos patamares de excelência operacional”, explica Angela Gheller.
3. Expansão dos horizontes da indústria
A diretora de produtos de manufatura da TOTVS destaca o papel do e-commerce nas operações do setor industrial como um canal cada vez mais comum de vendas, que representa uma oportunidade de alcançar novos clientes e expandir os negócios.
No entanto, Angela destaca a importância de escolher os canais corretos de acordo com as características da empresa.
“Marketplaces oferecem mais visibilidade e alcance, enquanto plataformas próprias permitem maior controle sobre a marca e a experiência do cliente. Uma estratégia híbrida, combinando ambos os canais, pode ser a solução ideal para muitas indústrias”, explica.
Para qualquer modelo adotado, Angela elenca algumas adaptações necessárias para garantir uma operação otimizada, como:
- Otimização logística;
- Gestão eficiente de estoques;
- Integração com sistemas de pagamento;
- Implementação de ferramentas de atendimento ao consumidor.
4. O ESG como guia do mercado
A pauta ESG continua a ser um dos pilares da transformação industrial e a expectativa é que a pressão por transparência, práticas sustentáveis e conformidade com as normas seja ainda maior em 2025.
Para Angela, a chave é o investimento em soluções de monitoramento e elaboração de relatórios, voltadas para a gestão do consumo de recursos, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, e rastreamento de emissão de carbono.
“A tecnologia não apenas facilita o cumprimento das normas, mas também impulsiona a inovação sustentável, abrindo caminho para novas oportunidades de mercado e fortalecendo a reputação das empresas”, argumenta.
As tendências da indústria em 2024
Ao observar as tendências de manufatura para 2025, fica claro que muitos processos são uma continuidade de movimentos de destaque nos últimos anos, como a evolução da IA, por exemplo.
Por isso, vale a pena relembrar as tendências que moldaram a manufatura em 2024:
- ESG na indústria: priorização de práticas sustentáveis e governança corporativa, com tecnologias auxiliando empresas a se adaptarem às regulamentações e atenderem às demandas da agenda ESG;
- Big Data: a maior coleta e processamento de dados industriais tem impulsionado o uso de tecnologias como 5G, blockchain e armazenamento em nuvem para gerenciar grandes volumes de informações;
- Personalização em massa: o uso de IA e robótica para criar produtos customizados e microfábricas também foi destaque em 2024, oferecendo flexibilidade e redução no tempo de produção para atender consumidores exigentes;
- Digitalização do chão de fábrica: a adoção de tecnologias para automatizar tarefas, melhorar o gerenciamento e coletar dados estratégicos tem contribuído para a redução de resistências e otimização operacional;
- Indústria no e-commerce: a crescente participação industrial nas vendas online, com foco em estratégias integradas, logística eficiente e maturidade operacional para atender às demandas digitais tem ganhado cada vez mais destaque.
A tecnologia como aliada da Indústria
Em sua maioria, as tendências da manufatura em 2025 tem a tecnologia como pilar para o seu funcionamento – e como impulsionadora de inovações no setor.
A interconexão de máquinas e processos reestrutura a produção, promove eficiência, redução de custos e maior qualidade nas entregas.
É isso que o ERP para indústria da TOTVS proporciona: sistema integrado e automação completa de ponta a ponta na sua operação.
Com soluções voltadas para diferentes setores, como manutenção, gestão de estoque, produção, logística e vendas, o sistema é personalizável e se adapta às necessidades específicas do seu negócio.
Conheça as soluções TOTVS Manufatura e otimize a sua operação industrial

Conclusão
A chegada de um novo ano traz novas perspectivas para o mercado industrial e, com elas, as tendências de manufatura em 2025 ganham destaque.
A democratização da indústria 4.0, a integração com o e-commerce, o comprometimento com práticas sustentáveis, a união da Inteligência Artificial e do machine learning, e o foco na inovação aparecem entre os pilares essenciais do segmento.
Hoje, a tecnologia não é apenas uma aliada, mas também catalisadora de mudanças para um futuro mais sustentável, eficiente e prático.
Para caminhar ao lado da evolução do mercado, é importante abraçar as tendências, usar tecnologias como o ERP da TOTVS a seu favor e aproveitar as oportunidades de transformação para aprimorar cada vez mais o seu negócio.
Aproveite para conferir também o nosso conteúdo sobre automação industrial para complementar essa leitura e otimizar ainda mais os processos no seu negócio.
Deixe aqui seu comentário