Processos de importação e exportação são demorados e, contra essa lentidão, o CLIA é o caminho ideal.
Além das burocracias, a própria logística aduaneira é bastante complexa e, principalmente, muito custosa.
O Centro Logístico e Industrial Aduaneiro é uma solução logística que pode revolucionar o seu negócio, então você precisa conhecer todos os detalhes.
Por isso, vamos explicar o que é, como funciona, suas vantagens e quais são as tecnologias para fazer bom uso dessa solução. Boa leitura.
O que é CLIA?
CLIA é a sigla para Centro Logístico e Industrial Aduaneiro, um tipo de recinto alfandegado que funciona como um entreposto para armazenar e despachar mercadorias de importação e exportação.
É uma alternativa aos portos e aeroportos, que são áreas de zona primária e costumam ter mais burocracia, custos e congestionamento.
Por estar localizado em uma área de zona secundária, ou seja, fora dos limites dos portos e aeroportos, o desembaraço é mais rápido e menos custoso.
Os centros operam sob o controle da Receita Federal, assim, as mercadorias que chegam ou saem do país podem ser transferidas para um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro.
Nessa zona, a mercadoria conta com a suspensão dos tributos até o momento da sua nacionalização ou despacho para o exterior.
Quais são os benefícios de implantar um CLIA?
Quem faz operações de comércio exterior sabe o quanto os processos de importação e exportação podem ser burocráticos, demorados e custosos.
Com um CLIA implementado adequadamente, tudo isso é bastante reduzido.
Ao utilizar um Centro Logístico, você pode economizar com taxas de armazenagem, transporte e demurrage, pois as mercadorias ficam em um local mais próximo e com menor burocracia do que nas zonas primárias.
Além disso, é possível aproveitar a suspensão dos tributos até o momento da nacionalização ou despacho das mercadorias, o que melhora o seu fluxo de caixa.
A transferência de mercadorias também evita os congestionamentos e as filas que costumam ocorrer nas áreas de zona primária. Com isso, ganha-se tempo e eficiência na liberação das cargas, podendo atender melhor os seus clientes e fornecedores.
Há também os componentes de segurança, pois suas cargas já estarão sob a jurisdição da Receita Federal.
O órgão fiscaliza e monitora as operações nas zonas secundárias e oferece toda estrutura para armazenagem e movimentação das cargas.
Por fim, dentro de um Centro Logístico e Industrial Aduaneiro é possível optar por diferentes regimes aduaneiros especiais, como o entreposto aduaneiro, o depósito alfandegado certificado, o drawback e afins.
Esses regimes permitem que você realize operações de importação e exportação com mais facilidade e vantagens competitivas.
CLIA e Porto Seco: diferenças e semelhanças
Tanto o CLIA quanto o Porto Seco são tipos de recintos alfandegados de uso público que funcionam como entrepostos aduaneiros na zona secundária.
Diferenças
A principal diferença entre eles está na forma de autorização para funcionamento.
Os Portos Secos dependem de licitação pública e só podem operar em áreas determinadas pelo governo.
Os Centros Logísticos, por sua vez, podem ser instalados por qualquer empresa que atenda aos requisitos de segurança e controle exigidos pela Receita Federal.
Essa diferença se deve ao fato de que os Centro Logístico e Industrial Aduaneiro foram criados por uma medida provisória que expirou sem ser convertida em lei.
Ainda assim permitiu a migração provisória de alguns Portos Secos para o novo modelo.
Semelhanças
Eles permitem que as mercadorias de importação e exportação sejam armazenadas e despachadas com mais agilidade, segurança e economia do que nos portos e aeroportos.
Além disso, eles oferecem a possibilidade de utilizar diferentes regimes aduaneiros especiais, como o entreposto aduaneiro, o depósito alfandegado certificado, o drawback e o regime de admissão temporária.
O que é a Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA)?
A declaração de trânsito aduaneiro (DTA) é um documento utilizado para o despacho em trânsito e que possibilita o transporte de mercadorias sob o controle da aduana e é válido dentro de todo o território nacional.
Desse modo, a carga que chega ou sai do país pode ser transferida de um recinto alfandegado para outro, com a suspensão dos tributos até o momento da sua nacionalização ou despacho para o exterior.
A DTA pode ser de entrada (comum ou especial) ou de passagem (comum ou especial), dependendo da origem e do destino da mercadoria.
Seu registro é feito no Siscomex Trânsito, módulo do Portal Único de Comércio Exterior.
Deve ser instruída com documentos como o conhecimento de transporte internacional, a fatura comercial, o termo de liberação e a nota fiscal, entre outros.
A Declaração de Trânsito Aduaneiro é uma forma de agilizar e facilitar as operações de importação e exportação, evitando os custos e a burocracia dos portos e aeroportos.
Suíte Logística da TOTVS
Para obter ainda mais agilidade nos processos aduaneiros, é preciso integrar os processos e os setores do seu negócio. Para isso, conte com a Suíte Logística da TOTVS.
Com ela, você tem os recursos para gerenciar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta. As ferramentas reúnem soluções para agendamento, checklist, coleta e entrega, gestão de pátio e muito mais.
Também tem integração com o TOTVS Logística Recintos Aduaneiros, nossa ferramenta exclusiva para gerenciamento dos processos de comércio exterior.
Com ela, você pode controlar todas as atividades de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias, desde o recebimento até a entrega ao cliente final.
Conclusão
Vimos que o CLIA é uma solução logística que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, como redução de custos, agilidade nos processos, segurança das mercadorias e flexibilidade nas operações.
Mas para aproveitar todas essas vantagens, você precisa contar com uma tecnologia que te ajude a gerenciá-lo de forma eficiente e integrada.
Por isso, a Suíte Logística da TOTVS integrada ao TOTVS Recintos Aduaneiros é a combinação ideal para o seu negócio.
Você terá acesso a diversos produtos que se complementam e se adaptam às suas necessidades para uma gestão logística 360.
Para otimizar ainda mais a sua gestão, confira como implementar também uma logística integrada eficiente.
Assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.
Deixe aqui seu comentário