O setor logístico não para, mesmo diante dos desafios macroeconômicos. E todos os dias surgem novos desafios nas estradas e nos armazéns.
Para atender cargas cada vez mais específicas, embarcadores exigentes e um mercado cada dia mais competitivo, é preciso ter um bom ERP para logística.
Nos acompanhe nessa leitura e entenda como um sistema pode e deve fazer a diferença na sua transportadora.
O que é ERP na logística?
ERP na logística é a aplicação de um sistema de gestão integrado para controlar e otimizar as atividades relacionadas à cadeia de suprimentos de uma empresa.
A sigla quer dizer Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos da empresa.
Portanto, trata-se de planejar a alocação eficiente dos recursos de um negócio por meio de tecnologia de gestão.
Com um ERP na logística, é possível integrar os dados de todos os setores envolvidos no processo de entrega de produtos ou serviços.
Estoque, compras, vendas, produção, transporte, faturamento e contabilidade, todos são geridos na mesma plataforma.
Assim, o gestor pode ter uma visão geral e atualizada de todas as informações relevantes para tomar as melhores decisões e garantir a eficiência e a qualidade das operações logísticas.
Por que contar com um ERP logístico?
Sua aplicação pode trazer diversos benefícios para a empresa que o utiliza, tanto em termos de eficiência operacional quanto de vantagem competitiva.
Algumas das principais vantagens são:
Aumento de produtividade
Com a automatização de processos e a integração de informações, o ERP na logística reduz o tempo e o esforço necessários para realizar as atividades.
Prontamente, isso elimina retrabalhos, erros e desperdícios. Assim, a empresa pode atender a mais pedidos com menos recursos e maior qualidade.
Melhor controle de estoque
O uso de um ERP na logística, confere ao gestor uma visão precisa e atualizada do estoque, o que evita faltas ou excessos de produtos.
O sistema também permite fazer o planejamento e a gestão do ressuprimento, considerando a demanda, os prazos e os custos envolvidos.
Redução de custos
Ao otimizar os processos e o estoque, o ERP na logística contribui para a redução de custos operacionais, como transporte, armazenagem, mão de obra e impostos.
Além disso, o sistema facilita o controle financeiro, integrando as contas a pagar e a receber, o fluxo de caixa e os relatórios gerenciais.
Auxílio na tomada de decisões
Com o acesso a informações confiáveis e em tempo real sobre todos os aspectos da cadeia de suprimentos, o gestor pode tomar melhores decisões operacionais.
Com isso, ele pode analisar os indicadores de desempenho, identificar problemas e oportunidades, além de ser rápido e assertivo nas decisões.
Controle sobre processos internos
Com o ERP na logística, é possível padronizar e monitorar os processos internos da empresa, garantindo que eles estejam alinhados com as normas e os objetivos estratégicos.
O sistema facilita o rastreio das atividades e dos responsáveis por elas, para que assim sejam feitas auditorias em busca da melhoria contínua.
Módulos importantes de um ERP para logística
Os principais serviços de ERPs logísticos podem ser composto por diferentes módulos, conforme as necessidades e os objetivos de cada empresa.
Estes módulos são partes do sistema que se dedicam a uma área ou a uma função específica, mas que se comunicam entre si para garantir a integração dos dados e dos processos.
Alguns dos principais módulos de um ERP na logística são:
Financeiro
Este módulo permite gerenciar as finanças da empresa, controlando o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, as conciliações bancárias, as cobranças e os recebimentos.
Também permite gerenciar o ativo fixo da empresa, controlando a depreciação, a amortização e a baixa dos bens.
Confira uma demonstração de 1 minuto do módulo ativo fixo:
Faturamento
Faz o gerenciamento do faturamento da empresa, controlando as notas fiscais emitidas e recebidas, os impostos retidos e recolhidos, as guias de pagamento e os relatórios fiscais.
Pode ser integrado facilmente com o sistema contábil da sua empresa para ficar em dia junto ao Fisco.
Call Center
O atendimento aos clientes da empresa pode ser controlado com este módulo ERP.
As chamadas telefônicas recebidas e realizadas, os protocolos de atendimento abertos e fechados, as pesquisas de satisfação aplicadas, bem como os relatórios de qualidade do serviço, concentrados em um só lugar.
Gestão de Contratos e de Licitações
Para gerenciar as compras e as licitações da empresa também há um módulo específico.
Com ele é possível controlar as solicitações de materiais e serviços, as cotações e as negociações com fornecedores, os pedidos de compra e os contratos firmados.
Também permite participar de licitações públicas ou privadas, controlando os editais, as propostas, os documentos e os prazos envolvidos.
Veja uma demonstração de 1 minuto deste módulo:
Compras
Este módulo é aplicado na gestão das compras da empresa, controlando as requisições de compra internas e externas, as cotações de preços com fornecedores, os pedidos de compra e os contratos firmados.
Também permite acompanhar as entregas dos produtos ou serviços adquiridos e avaliar o desempenho dos fornecedores.
Confira a demonstração de 1 minuto do módulo compras:
Estoque e Custos
O estoque é um dos pilares da organização logística e o controle de custos é fundamental para o seu sucesso.
Com esse módulo, você faz o gerenciamento do estoque e dos custos, podendo controlar a entrada e saída de produtos com mais eficiência.
Gerenciar os saldos, movimentações e inventários também faz parte dessa etapa, por isso o módulo contempla também essa gestão de custos.
Confira como funciona nessa demonstração de 1 minuto:
Gestão de Projetos
A gestão dos projetos da empresa deve ser gerida de forma integrada com todos os setores.
É preciso controlar o escopo, o cronograma, o orçamento, os recursos, os riscos e as entregas dos projetos.
Com este módulo do ERP você acompanha o andamento dos projetos, mede o desempenho e a rentabilidade e gera relatórios em tempo real.
Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial da empresa demanda uma gestão eficiente dos dados contábeis e fiscais importantes para a operação.
Usando uma solução ERP é possível controlar os lançamentos contábeis, os planos de contas, os centros de custo, os balancetes e os balanços patrimoniais.
Ainda faz demonstrações financeiras, como o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), o fluxo de caixa e o Demonstrativo de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
Acompanhe os detalhes nessa demonstração de 1 minuto:
Planejamento e Controle Orçamentário
Para gerir de forma eficiente o planejamento e o controle orçamentário da empresa, esse módulo apresenta os recursos ideais.
Ao controlar as previsões de receitas e despesas, os orçamentos anuais e mensais, as revisões orçamentárias e as análises de variações, a gestão fica bem mais enxuta.
Além disso, você pode elaborar relatórios gerenciais, como o orçado x realizado, o previsto x realizado e o realizado x histórico.
Nessa demonstração de 1 minuto você vê isso em detalhes:
Transmissão de Documentos Eletrônicos
Geralmente um negócio gera muitos documentos que precisam ser corretamente armazenados e transmitidos entre os envolvidos.
A tecnologia permite o controle da emissão, o envio, o recebimento e o armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.
Notas Fiscais Eletrônicas (NFS-e), Conhecimentos de transporte eletrônicos (CT-e), manifestos de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e) e afins são documentos essenciais nos processos logísticos.
Livros Fiscais e Automação Fiscal
Gerenciar os livros fiscais e a automação fiscal da empresa, não é uma tarefa simples.
O controle da escrituração fiscal, a apuração de impostos, as obrigações acessórias, as guias de pagamento e os relatórios fiscais devem ser criteriosos.
Com o ERP específico para essa gestão, você tem integração com os órgãos fiscais para manter tudo em dia com o Fisco.
Confira o funcionamento deste módulo no vídeo abaixo:
Administração de Vendas
Nos ERPs, este módulo oferece ferramentas para gerenciar várias atividades operacionais relacionadas às vendas.
O controle das propostas comerciais, os pedidos de venda, as ordens de serviço, as comissões de vendas, os contratos de prestação de serviços e os relatórios de vendas ficam todos em um só lugar.
Isso facilita a gestão e ainda oferece integração com outros sistemas financeiros para maior conveniência.
Confira na demo como este módulo funciona na prática:
Comércio Exterior
Este sistema para transportadoras também atende empresas que possuem sua operação iniciada em solo nacional e finalizada em outros países.
Além de CRT e MIC-DTA, o módulo disponibiliza permissões, aduanas, porcentuais de frete por país, etc.
Analytics
Conte com visões estratégicas para tomar a melhor decisão possível.
Você ainda pode contratar o Fast Analytics que oferece dashboards dinâmicos em tempo real apontando performance de entrega, receita, indenização, movimentação e ocorrências de transporte.
Sua empresa precisa de um sistema ERP para logística?
A logística é um setor que envolve diversos processos, como compras, estoque, transporte, faturamento, financeiro, fiscal e atendimento ao cliente.
Cada um desses processos requer informações, recursos e controles específicos, mas também depende da integração com os demais para garantir a qualidade e a agilidade das entregas.
Sem um sistema que integre e automatize esses processos, a gestão logística fica sujeita a erros, retrabalhos, desperdícios, atrasos e insatisfações.
Além disso, fica difícil ter uma visão global e estratégica do negócio, analisar os indicadores de desempenho e tomar decisões assertivas.
Um ERP logístico te dá a possibilidade de agregar vários módulos para gerir todas as necessidades operacionais da sua empresa.
Ainda consegue vantagens práticas, como maior produtividade, já que elimina inúmeras tarefas manuais.
Em última instância, isso irá reduzir custos, principalmente porque otimiza o planejamento de todas as etapas da supply chain.
Obviamente que todas estas vantagens citadas vão passar pela escolha de uma tecnologia robusta que de fato ofereça os recursos necessários para as especificidades da sua operação.
Portanto, antes de tomar essa decisão pesquise bem as opções do mercado.
Suíte Logística da TOTVS
A Suíte Logística da TOTVS é a plataforma ideal para profissionais da logística em busca de uma gestão de distribuição de ponta a ponta eficiente e integrada.
Desenvolvida para ser altamente escalável, ela atende às necessidades específicas de cada negócio, acompanhando o crescimento da empresa e se adaptando às mudanças no mercado.
Com facilidade de integração aos mais variados ERPs, a suíte da TOTVS oferece uma solução abrangente que se estende do estoque ao cliente final.
Utilizando as ferramentas da TOTVS, os processos logísticos são otimizados, proporcionando maior controle, reduzindo custos e aumentando a satisfação do cliente.
Assim, as empresas ganham visibilidade em tempo real, melhorando a tomada de decisões e garantindo eficácia máxima na cadeia de suprimentos.
Saiba mais sobre como a Suíte Logística da TOTVS pode integrar a sua gestão para controle eficiente dos processos.
Conclusão
A logística é um setor que envolve diversos processos, que precisam ser integrados e automatizados, sendo o ERP a melhor solução para isso.
Primeiramente, é preciso entender as reais necessidades operacionais da sua empresa para adquirir os módulos certos.
Isso garante a eficiência da gestão, sem que o investimento seja um peso orçamentário excessivo.
Entre as opções, a Suíte Logística da TOTVS se destaca como uma solução robusta, flexível e integrada, que atende empresas de qualquer porte e segmento.
Com ele você pode tornar a sua gestão logística mais eficiente e competitiva no mercado.
Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre redução de custos logísticos para implementar no seu negócio.
Nossa dica é bônus é que você assine a nossa newsletter para não perder as próximas novidades.
Deixe aqui seu comentário