Previsão de demanda: estoque enxuto, custos reduzidos e entregas eficientes

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 19 outubro, 2023

A previsão de demanda é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico, tático e operacional de qualquer empresa. 

Serve para que a gestão do estoque seja a mais enxuta possível, além de otimizar custos e agilizar os processos logísticos.

Porém, sua implementação demanda uma maior compreensão dos dados da empresa e maior integração entre os setores para que as estimativas sejam mais assertivas.

Acompanhe neste conteúdo como funciona essa ferramenta, quais são os pontos principais e como a tecnologia pode ser uma grande aliada na sua gestão de estoque. Boa leitura.

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda é o processo de estimar a quantidade futura de produtos ou serviços que os consumidores irão comprar ou utilizar em um determinado período de tempo. 

Ela pode ser feita para um produto específico, para uma linha, para um segmento de mercado ou para toda a empresa.

Quanto mais precisa for essa previsão, mais você irá operar com uma gestão de estoque enxuta.

A previsão de demanda pode ser feita para diferentes horizontes temporais: 

  • curto prazo (até um ano);
  • médio prazo (de um a cinco anos);
  • longo prazo (mais de cinco anos). 

Quanto maior o horizonte temporal, maior é a incerteza e os riscos envolvidos na previsão, por isso é ideal que seja periódica e frequente.

Para isso é necessário ter os dados históricos de vendas e consumo, aliado a informações sobre o mercado, comportamento do consumidor e tendências.

Também é preciso considerar quais são os objetivos comerciais e financeiros da empresa para que a estimativa seja feita para contemplá-los de forma satisfatória.

Assim, você consegue manter o estoque equilibrado e entregar aos seus clientes um produto de qualidade e no prazo. 

Previsão de vendas e de demanda são a mesma coisa?

Não exatamente. A previsão de vendas é uma parte da previsão de demanda. 

Como mencionamos, a previsão de demanda depende de informações de mercado, ou seja, qual é a fatia de consumidores disposta a consumir determinado produto.

Isso não necessariamente significa que a sua empresa irá vender para todos esses clientes em potencial e nem que você terá capacidade produtiva para tal.

No entanto, tudo é uma estimativa, por isso é fundamental trabalhar com uma margem de segurança para que a demanda possa ser atendida caso as vendas excedam as expectativas iniciais.

Portanto, a principal diferença entre as duas é que a previsão de vendas leva em conta as limitações da capacidade produtiva da empresa, as restrições financeiras, as políticas comerciais e os fatores competitivos. 

Ou seja, nem sempre a empresa consegue atender toda a demanda existente no mercado por diversos motivos que não apenas o estoque.

Por exemplo, suponhamos que uma empresa estima que a demanda por seus produtos será de 10 mil unidades por mês. 

Porém, ela só tem capacidade para produzir 8 mil unidades neste mês em questão. 

Nesse caso prático, sua previsão de vendas será menor do que sua previsão de demanda.

O próximo passo é entender se essa demanda é sazonal ou permanente para que nos próximos meses você aprimore sua produção a fim de atender a demanda completa.

Qual a importância da previsão de demanda?

A previsão de demanda permite que a empresa se planeje melhor para atender às expectativas dos clientes e se diferenciar dos concorrentes. 

A seguir veremos os principais benefícios de provisionar a demanda com eficiência:

Planejamento mais estratégico e eficiente

Com essas informações precisas quanto a demanda, a empresa pode definir metas e objetivos mais realistas e alinhados com o mercado. 

Também pode elaborar planos de ação mais adequados para alcançar esses objetivos, como investir em inovação, diversificação, qualidade, produtividade, marketing etc.

Tomada de decisão mais acertada

Usando os dados de previsão, a empresa pode tomar decisões mais rápidas e precisas sobre questões operacionais e estratégicas.

Pode-se saber com mais eficiência a quantidade de matéria-prima e insumos que vão atender a produção com qualidade, quanto precisa de estoque de emergência, qual a precificação ideal e assim por diante.

Isso dá ao gestor de estoque uma visão muito mais ampla e uma base sólida para tomar decisões que visam o crescimento do seu negócio.

Melhora na gestão das demandas

A gestão da demanda se torna muito mais eficiente quando você pode provisionar as demandas dos clientes e evitar problemas operacionais.

Pode também otimizar processos para que não haja excesso de estoque, o que representa um alto custo de armazenagem, fera obsolescência e até perdas de itens.

Ao mesmo tempo, com uma previsão de demanda assertiva você impede que faltem insumos e produtos no seu estoque e assim não deixa clientes sem serem atendidos.

Ao operar com um estoque equilibrado, você mantém os custos de operação baixos e atende seus clientes com qualidade e sempre dentro do prazo.

Alocação estratégica de capital humano

Outra vantagem estratégica desse maior controle é a alocação mais adequada do capital humano.

Quanto mais otimizados os processos, menos mão de obra será necessária, assim, alguns funcionários poderão se dedicar a outras tarefas focadas na melhoria do produto final.

Ofereça capacitação para suas equipes, assim você pode explorar os pontos fortes de colaboradores para atuar em outras áreas.

Projeção de vendas e organização financeira

Dentro do processo de provisionar a demanda, você terá informações para fazer uma projeção de vendas muito mais eficiente.

Dessa forma, é possível fazer planejamentos financeiros que possam potencializar as forças de vendas a fim aumentar a entrada de receita.

Isso representa um maior controle financeiro, com aumento do fluxo de caixa e orçamento para investir no crescimento da operação.

Quais os tipos de previsão de demanda?

Existem dois tipos principais de previsão de demanda: qualitativa e quantitativa. 

Cada tipo utiliza diferentes técnicas e fontes de dados para estimar a demanda futura. 

A seguir vamos entender os detalhes de cada modalidade:

Previsão de demanda qualitativa

A previsão de demanda qualitativa é baseada em opiniões, percepções e julgamentos de pessoas envolvidas com o mercado e a operação.

Os levantamentos incluem informações vindas de clientes, fornecedores, vendedores, distribuidores, especialistas entre outros envolvidos. 

Ela é mais utilizada quando não há dados históricos suficientes ou confiáveis para fazer uma análise quantitativa, como no caso de lançamento de novos produtos ou entrada em novos mercados.

Algumas técnicas desse modelo são:

  • Pesquisa de mercado: consiste em aplicar questionários ou entrevistas com uma amostra representativa do público-alvo da empresa para conhecer suas preferências, expectativas, intenções e comportamentos em relação aos produtos ou serviços oferecidos pela companhia;
  • Método Delphi: é a consulta a um grupo de especialistas sobre suas opiniões e previsões sobre o mercado. As opiniões são coletadas anonimamente e comparadas entre si. Eventuais divergências são discutidas até se chegar a um consenso;
  • Painel de especialistas: reúne-se um grupo de especialistas para discutir e analisar o mercado. As opiniões são coletadas abertamente e debatidas entre os participantes;
  • Força de vendas: utiliza as estimativas das equipes de vendas sobre as vendas futuras da empresa. Essas informações são agregadas por região, produto ou segmento e ajustadas pela gerência.

Previsão de demanda quantitativa

A previsão de demanda quantitativa é baseada em dados numéricos sobre as vendas passadas e os fatores que afetam a demanda. 

Caso a empresa já tenha o produto no mercado a um tempo, pode usar o histórico de vendas para fazer a previsão, entender a sazonalidade entre outros dados relevantes para o planejamento.

Como fazer uma previsão de demanda?

Para fazer uma previsão de demanda, é preciso seguir alguns passos básicos, que são:

  • Definir o objetivo e o horizonte da previsão: o que se quer prever e para qual período de tempo;
  • Coletar e analisar os dados históricos de vendas e consumo: verificar as tendências, sazonalidades, ciclos e variações da demanda;
  • Identificar e avaliar os fatores que influenciam a demanda: como preço, renda, concorrência, marketing, eventos etc.;
  • Escolher o método e a técnica de previsão mais adequados: qualitativo ou quantitativo, dependendo da disponibilidade e confiabilidade dos dados e do nível de detalhamento desejado;
  • Aplicar o método e a técnica escolhidos com uso de ferramentas estatísticas, planilhas ou softwares específicos;
  • Validar e monitorar os resultados da previsão comparando com os dados reais e ajustando os parâmetros se necessário.

Como preparar a logística da empresa para a variação de demanda?

A variação de demanda é um fenômeno comum e inevitável no mercado. 

Ela pode ser causada por diversos fatores, como mudanças nas preferências dos consumidores, lançamentos de novos produtos, ações da concorrência, eventos sazonais, crises econômicas, entre outros fatores.

A variação de demanda pode ser positiva ou negativa, ou seja, pode aumentar ou diminuir a demanda por um produto ou serviço. 

Em ambos os casos, a empresa precisa estar preparada para lidar com essa situação para evitar perdas de vendas ou desperdício de recursos.

Por isso é tão importante que os processos de previsão de demanda sejam periódicas, para que as informações sejam mais assertivas.

É essencial também manter um controle de estoque equilibrado, de forma que seja fácil se adaptar a variações repentinas de demanda.

Contudo só isso não basta, uma outra medida importante é manter sempre um bom relacionamento com seus fornecedores.

Isso serve para que em eventual falta de insumos você consiga negociar uma entrega rápida com condições de pagamento mais favoráveis.

Por isso é tão importante que haja a integração de todos os setores da empresa, com informações disponíveis em tempo real.

Dessa forma todos os setores contribuem para que se possa prever a demanda com muito mais assertividade.

TOTVS WMS SaaS

A solução que facilita a gestão de estoque para fazer uma previsão de demanda eficiente é o TOTVS WMS SaaS

Nosso software automatiza e integra todos os processos logísticos da empresa, desde o recebimento até a expedição dos produtos.

Tem os recursos ideias para uma gestão eficiente de estoque como:

  • Redução dos custos operacionais com o controle automatizado do estoque para evitar perdas por extravio, roubo ou deterioração dos produtos;
  • Aumento da produtividade por meio da otimização do espaço físico do armazém, reduzindo o tempo de movimentação e localização dos produtos;
  • Melhoria da qualidade com a rastreabilidade dos produtos, que garante a conformidade com as normas técnicas e sanitárias;
  • Maior agilidade na entrega permitindo integração com sistemas de transporte e faturamento a fim de agilizar o processo de expedição e entrega dos produtos;
  • Maior satisfação dos clientes com a disponibilidade dos produtos, para que as expectativas dos clientes em relação ao prazo e à qualidade sejam atendidas com eficácia.

O TOTVS WMS SaaS é uma solução em nuvem, ou seja, não requer instalação ou infraestrutura própria. 

Ele é acessível de qualquer dispositivo conectado à internet, o que proporciona mais mobilidade e segurança aos usuários. Além disso, ele é atualizado constantemente, sem custos adicionais.

Então conheça os detalhes do TOTVS WMS SaaS e como ele pode ajudar a sua gestão de estoque para atender sua demanda com precisão.

Conclusão

A previsão de demanda é uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Permite que a gerência se planeje melhor para atender às necessidades dos clientes e se diferencie dos concorrentes.

Para fazer o processo de forma eficiente é preciso definir o objetivo, coletar e analisar os dados, escolher o método e a técnica mais adequados, aplicar o método e a técnica escolhidos e validar e monitorar os resultados.

Também pode preparar a logística da empresa para a variação de demanda, ter um controle de estoque eficiente, uma rede de fornecedores confiáveis e uma distribuição ágil e eficaz.

O TOTVS WMS SaaS, pode facilitar a gestão de estoque permitindo provisionar a demanda com um software que automatiza e integra todos os processos logísticos da companhia.

Com isso, você pode otimizar toda a sua operação e ter um maior controle de todos os processos logísticos importantes para o seu negócio.

Confira também como implementar uma logística integrada ao seu negócio para uma visão 360 da operação.

Quer saber mais sobre gestão eficiente de empresas? Assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.