VUC: agilidade e eficiência para distribuição logística em grandes centros urbanos

Imagem de relógio para tempo de leitura.

Tempo de leitura: 12 minutos

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 13 novembro, 2023

Um dos maiores facilitadores da distribuição logística em grandes cidades é o VUC, o Veículo Urbano de Carga.

Como a logística é uma atividade essencial para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país, é preciso reduzir os desafios e gargalos da operação.

Situações como congestionamento nas grandes cidades, restrições ao trânsito de caminhões, poluição ambiental e a necessidade de reduzir custos e aumentar a eficiência podem se beneficiar do uso desse modelo de transporte.

Por isso, o Veículo Urbano de Carga é uma solução inteligente e sustentável para as entregas em perímetro urbanas. 

Então, para entender tudo sobre seu funcionamento, vantagens e como a tecnologia pode otimizar a sua gestão de frota, trouxemos este conteúdo completo. Boa leitura!

O que são veículos VUC?

VUC é a sigla para Veículo Urbano de Carga, uma categoria de caminhões semileves e leves que não demandam CNH letra D e estão aptos para realizar entregas nas regiões centrais das cidades. 

As principais características físicas de um Veículo Urbano de Carga são o comprimento máximo de 6,30 m e a largura de 2,20 m.

Essas especificidades permitem que os veículos circulem em vias onde há restrição para caminhões maiores.

Cidades grandes como São Paulo têm as Zonas Máximas de Restrição à Circulação (ZMRC) e as Zonas de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), onde caminhões grandes são proibidos de circular.

Por isso os VUCs são tão eficientes na distribuição nessas praças, além de serem mais simples de manobrar e estacionar em regiões de grande tráfego.

Exemplos desse tipo de veículo são os derivados de vans comerciais — geralmente vendidos como cabine-chassi — ou propriamente caminhões pequenos ou 3/4. 

Eles podem ter rodado simples ou duplo no eixo traseiro e serem movidos por motores a diesel, com potências que variam de 80 cv a 150 cv.

No Brasil temos vários tipos de veículos nessa categoria, como veremos em exemplos ao longo deste texto.

As principais características de um VUC

A definição principal de um VUC é ser um caminhão de pequeno porte que pode circular em áreas urbanas e não demanda CNH de letra D para ser conduzido.

Deve ter no máximo 6,30 m de comprimento e 2,20 m de largura, o que os torna mais ágeis em relação a caminhões trucados e de categorias acima.

Quais são as vantagens de um Veículo Urbano de Carga?

vuc: vantagens

Além do fato de poder acessar áreas restritas a caminhões de carga, os Veículos Urbanos de Carga agregam vantagens operacionais e competitivas como:

São compactos e leves

Por terem dimensões reduzidas em relação aos caminhões convencionais, os VUCs ocupam menos espaço nas vias e nos estacionamentos. 

Isso facilita a sua circulação e a sua parada para carga e descarga em vários locais. 

Além disso, por serem mais leves, os VUCs consomem menos combustível e têm menor desgaste dos pneus e dos freios.

Transitam facilmente em grandes centros

Isso quer dizer que esse tipo de veículo pode fazer entregas em horários mais flexíveis e em locais mais próximos aos clientes. 

Combinado com a implantação de um centro de distribuição, é uma forma ágil de escoar suas mercadorias em menor tempo.

Têm boa capacidade de torque

O torque é a força que o motor exerce sobre as rodas do veículo. Quanto maior o torque, maior é a capacidade do automóvel de vencer obstáculos como subidas, curvas e arrancadas. 

Os veículos urbanos geralmente têm motores mais potentes que carros de passeio, e podem levar cargas mais consideráveis em peso e volume.

Emitem poucos poluentes

Seu funcionamento é mais semelhante a carros de passeio do que a caminhões, portanto, atendem às normas de emissão de poluentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve)

O consumo de combustível também é menor e, combinado a rotas inteligentes, representa uma boa redução dos custos operacionais.

E as desvantagens?

Apesar de todas as vantagens, o VUC também apresenta alguns desafios que devem ser considerados durante a etapa de planejamento, vamos a eles:

  • Tem uma capacidade de carga menor do que os caminhões maiores. Isso significa que ele pode transportar menos produtos por viagem, o que pode exigir mais viagens ou uma frota maior para atender à demanda;
  • Possui um custo de aquisição e de manutenção mais alto do que os caminhões maiores, pelo fato de possuir uma tecnologia mais avançada e componentes mais sofisticados, como o sistema de injeção eletrônica e o catalisador;
  • Precisa ser cadastrado na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para poder circular nas áreas restritas. Esse cadastro exige uma série de documentos e uma vistoria do veículo, que deve estar em conformidade com as normas técnicas e ambientais.

Qual a habilitação para dirigir VUC?

habilitação para dirigir VUC

Para dirigir um VUC, a habilitação pode ser nas categorias B, C ou D, dependendo do peso bruto total (PBT) do veículo. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a categoria B permite dirigir veículos com PBT de até 3.500 kg, a categoria C permite dirigir veículos com PBT acima de 3.500 kg, e a categoria D permite dirigir veículos com PBT acima de 3.500 kg, com capacidade para mais de 8 passageiros.

Ou seja, os Veículos Urbanos de Carga podem ser conduzidos por colaboradores com CNH categoria B, o que reduz o custo com a contratação de mão de obra qualificada.

Que tipo de carga costuma ser transportada em um caminhão 3/4?

Um caminhão 3/4 é um tipo de VUC que tem um PBT entre 6.000 kg e 7.000 kg. 

Tem esse nome por ter três quartos da capacidade de carga de um caminhão médio, que tem um PBT entre 8.000 kg e 14.000 kg.

É mais utilizado no transporte de cargas fracionadas de diferentes segmentos, como alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, entre outros.

Em quais situações o uso desse veículo é indicado?

O uso de um caminhão 3/4 é indicado para situações em que há necessidade de transportar cargas pesadas e volumosas em áreas urbanas, mas sem exceder o limite máximo permitido para a categoria. 

Além disso, esse veículo também é adequado para situações em que há restrição ao trânsito ou ao estacionamento de caminhões maiores.

Conheça os principais modelos de caminhão VUC disponíveis

principais modelos de caminhão VUC

Como mencionamos, existem diversos modelos de caminhão VUC no mercado brasileiro, cada um com suas características e vantagens.

A escolha deve considerar a composição atual da sua frota, capacidade, tecnologia e orçamento disponível para aquisição.

Confira as características das principais marcas do mercado.

Mercedes-Benz Sprinter

É um dos modelos mais populares entre os VUCs derivados de vans comerciais. Ele tem um PBT de 5.000 kg e uma capacidade volumétrica de até 17 m³. 

É ideal para transportar cargas leves e secas em curtas distâncias.

Mercedes-Benz Accelo 815

Esse modelo versátil entre os caminhões tem um PBT de 7.500 kg e uma capacidade volumétrica de até 24 m³. 

Pode receber vários tipos de implementos, como baú, carga seca, distribuição de bebidas, plataforma de autossocorro e basculante. 

Ideal para transporte de cargas pesadas e volumosas em curtas e médias distâncias.

Renault Master

Outro modelo de Veículo Urbano de Carga derivado de van comercial é o Renault Master com um PBT de 3.500 kg e uma capacidade volumétrica de até 13 m³. 

Une agilidade e economia com um motor a diesel de 130 cv e um câmbio manual de seis marchas, sendo ideal para transportar cargas leves e secas em curtas distâncias.

Iveco Daily 

Esse é mais um modelo derivado de van comercial com PBT de 3.500 kg a 7.000 kg e uma capacidade volumétrica de até 19,6 m³. 

É robusto e confortável para o condutor, com um motor a diesel de 170 cv e um câmbio automatizado de oito marchas. 

Usado com frequência no transporte de cargas leves e secas em curtas e médias distâncias, é uma boa opção para distribuição em grandes centros.

Ford Transit

O Ford Transit é uma opção interessante com PBT de 3.500 kg e uma capacidade volumétrica de até 15,1 m³. 

Trata-se de um modelo moderno e seguro, com um motor a diesel de 125 cv e um câmbio manual de seis marchas, ideal para transportar cargas leves e secas em curtas distâncias.

Volkswagen 5.150

Essa é uma opção mais compacta, com PBT de 5.000 kg e uma capacidade volumétrica de até 14 m³. 

Tem um motor potente, a diesel, com 150 cv e câmbio manual, podendo ser aplicado no transporte de cargas leves e secas em trajetos curtos nos grandes centros.

Ford Cargo 816

Mais uma opção da Ford, o Cargo 816 tem capacidade para 8.250 kg de carga e até 24 m³ em volume. 

Resistente e econômico, com um motor a diesel de 162 cv e um câmbio manual de seis marchas, é uma ótima opção para transportes de curta e média distância dos mais variados tipos de mercadorias.

Kia Bongo

A Kia produz boas opções em utilitários e o modelo Bongo é uma versão eficiente para transporte de mercadorias em perímetro urbano.

O Bongo é um veículo bastante prático e eficiente, suporta cargas de até 3.500 kg com até 10 m³ de volume.

Hyundai HR

Por fim, mais uma marca coreana na nossa lista: o Hyundai HR, um modelo de VUC que agrega ótimo custo-benefício para as frotas logísticas.

Ele é dinâmico e forte, com um motor a diesel de 130 cv a 170 cv e um câmbio manual ou automático de cinco ou seis marchas.

Suporta até 4.000 kg de carga em 11 m³ de capacidade, ideal para uso em distâncias curtas com cargas secas.

Qual o valor de um caminhão VUC?

O valor de um caminhão VUC depende de vários fatores, como o fabricante, o modelo, o ano, o estado de conservação, a quilometragem, os acessórios, os impostos e as taxas. 

Por isso, é difícil estabelecer um preço médio para esse tipo de veículo.

Contudo, é possível ter uma ideia ao consultar alguns sites especializados em venda de caminhões usados e novos e considerar os modelos que citamos acima. 

Em alguns sites há ofertas de caminhões VUC com valores que vão de R$ 30.000 a R$ 150.000.

A escolha depende do que sua operação precisa e do orçamento disponível, porém, é recomendável ter uma frota de caminhões versátil para se adaptar a vários cenários na distribuição.

Suíte Logística da TOTVS 

Para otimizar seus processos logísticos e ter mais controle e eficiência na gestão da sua frota, você precisa conhecer os recursos da Suíte Logística da TOTVS.

Nossa plataforma é uma solução completa para gestão de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, integrando as principais ferramentas e soluções do setor.

Ao aplicar na sua operação, o gestor terá os meios para:

  • Reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade do negócio;
  • Melhorar o atendimento ao cliente e a satisfação dos consumidores;
  • Aumentar a produtividade e a segurança dos motoristas e dos veículos;
  • Acompanhar em tempo real o status das entregas e das rotas;
  • Gerenciar suas ordens de serviço e as notas fiscais eletrônicas;
  • Controlar os estoques e os armazéns;
  • Integrar os seus sistemas com os dos seus fornecedores e dos seus clientes;
  • Tomar decisões mais acertadas com base em dados confiáveis e atualizados.

Tudo isso com integração aos principais ERPs do mercado para uma gestão centralizada de todas as etapas de distribuição de mercadorias e da frota.

Confira agora os detalhes da Suíte Logística da TOTVS e tenha mais eficiência e controle da sua operação!

Conclusão

Os VUC são veículos que apresentam vantagens e desvantagens para sua operação logística.

São indicados para situações específicas, pois chegam a locais que são inacessíveis para grandes caminhões com eficiência e agilidade. 

Por isso, uma frota equilibrada deve considerar a aquisição desse tipo de veículo para otimizar os processos de distribuição da cadeia de suprimentos.

A tecnologia é uma grande aliada nessa gestão, especialmente a Suite Logística da TOTVS, que reúne as ferramentas necessárias para controle eficiente do seu negócio.

Com uma gestão de frota eficiente e uma roteirização bem feita, sua distribuição será menos custosa e mais ágil, garantindo uma experiência satisfatória aos seus clientes.

Assine a nossa newsletter para não perder as próximas novidades em tecnologia de gestão empresarial.

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



X

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.