Gestão de startups: particularidades, desafios e dicas

Equipe TOTVS | 04 julho, 2023

A gestão de startups é fundamental para o crescimento de uma empresa, pois é ela que deixará todos os processos em ordem, além de ajudar a delegar tarefas aos colaboradores mais adequados para desempenhá-las.

Ela é completamente diferente da gestão de uma empresa tradicional, com particularidades que devem ser observadas na hora de gerenciar uma startup. 

Isso porque é composta pelas pessoas que tiveram uma ideia e querem levar inovação para o mercado, ou seja, estão dispostas a crescer com a empresa.

Para isso, ainda existem vários desafios que devem ser trilhados para conseguir uma gestão eficiente.

Se você ocupa um cargo de liderança em startup e quer aprender a fazer uma gestão que vai alavancar o seu negócio, este artigo é para você. Explicaremos tudo sobre o assunto e apresentaremos dicas também. Vamos lá?

Nova call to action

O que é a gestão de startups?

Trata-se de práticas que auxiliam na administração de pessoas, recursos e processos em uma startup, que é um modelo de negócio escalável.

Normalmente, uma startup lida com a inovação no mercado, o que proporciona muitos desafios novos e, até mesmo, algumas incertezas. 

No entanto, temos grandes empresas que começaram assim e agora possuem um valor de mercado avaliado em bilhões de dólares, como Netflix, Uber e Spotify.

A gestão de startups tem o objetivo de alcançar os objetivos da empresa no curto, médio e longo prazos. Assim, elas podem  atingir o sucesso e se tornarem referência, como as grandes empresas já consolidadas.

Porém, é importante destacar que muitas startups não conseguem chegar perto disso. Para que você tenha uma ideia, aproximadamente 25% das empresas completam o primeiro ano de vida e 50% não conseguem chegar ao quarto ano de funcionamento, segundo os dados da Fundação Dom Cabral.

Isso mostra como é importante fazer uma gestão constante da startup e sempre aplicar os pontos de melhoria.

Quais são as particularidades da gestão de startups?

A gestão de startups tem as suas particularidades, assim como tudo ao nosso redor. Sendo assim, ela tem como base três pilares:

  • pessoas;
  • uso de tecnologia;
  • processos.

Toda empresa que deseja crescer precisa de pessoas especializadas, que saibam trabalhar com ferramentas adequadas e estejam alinhadas a processos definidos.

Além disso, a tecnologia sempre é uma importante aliada em todos os setores, sendo fundamental para o crescimento de uma startup.

Com as pessoas certas e ferramentas que ajudem a organizar os processos, o gestor da startup consegue cumprir todas as suas obrigações e colocar os seus objetivos em prática.

Vale ressaltar que a startup tem uma gestão horizontal, com espaço para a participação democrática, bem como para a aplicação de métodos inovadores. Já as empresas tradicionais têm uma gestão verticalizada, ou seja, as decisões são tomadas no topo da hierarquia.

E os principais desafios?

Você sabia que existem mais de 12 mil startups ativas no país, em 2022, sendo 28% do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 16% do Varejo? É o que mostra uma pesquisa feita pela Córtex.

Mesmo que existam cada vez mais startups, elas também têm desafios na sua gestão. Confira os principais a seguir:

  • juros altos na tomada de crédito: independentemente da carga de juros elevada no Brasil, é difícil para uma startup provar que terá bons resultados, o que dificulta o crédito. Com isso, muitas vezes, é preciso contrair empréstimos;
  • tempo de abertura da empresa é burocrático: isso pode gerar perda de oportunidades. Assim, é necessário reunir toda a documentação necessária para garantir que o processo ocorra o mais rápido possível;
  • contratação de profissionais capacitados: eles precisam compartilhar da cultura organizacional e da visão de futuro da empresa, além de precisarem de competências técnicas e comportamentais que tenham fit com o cargo;
  • criar uma cultura organizacional: é ideal que a startup já a tenha estabelecido desde o início do seu negócio. Com isso, evita inconsistência com os valores da empresa;
  • tirar as ideias do papel e transformar em produtos: mesmo que a ideia precise ser viabilizada, é preciso elaborar um plano que mostre qual o diferencial do produto para o mercado.
  • controle financeiro e contábil: é necessário contratar profissionais especializados que possam fazer esse controle e deixar tudo em conformidade com a legislação, bem como verificar todo o fluxo de caixa da empresa.

Metodologias usadas na gestão de uma startup

As startups tiveram um crescimento entre 2015 e 2019, passando de 4.151 para 12.727, segundo a Associação Brasileira de Startups.

Os dados mostram como as startups estão em constante crescimento e trazem novas tecnologias e metodologias para a gestão.

Entre as principais delas, estão:

Design Thinking

Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços com foco nas necessidades dos usuários. Assim, ela consegue converter dificuldade em benefícios para o cliente e, ao mesmo tempo, valor para o negócio.

Com isso, pode ser usada para encontrar uma solução para os mais diversos problemas, a partir das seguintes etapas:

  • imersão e colaboração;
  • ideação que envolve o amadurecimento da ideia;
  • prototipação, ou seja, os testes práticos;
  • realização para colocar a solução no mercado.

Business Model Canvas

O Canvas faz um resumo do plano de negócio em uma única página. Assim, todos têm acesso ao quadro simples, com os principais elementos que são importantes para a gestão.

Trata-se de uma metodologia voltada para o desenvolvimento estratégico por meio da representação visual e da simplificação das informações.

Tudo isso é mostrado a partir de blocos divididos entre os aspectos subjetivos e objetivos. Alguns que são considerados importante e precisam estar no resumo são:

  • recursos;
  • atividades;
  • proposta de valor;
  • segmentos de clientes;
  • parcerias;
  • canais;
  • fontes de receita;
  • estrutura de custos.

Lean Startup e Agile

O Lean Startup é uma metodologia utilizada para criar produtos, negócios e projetos que tenham o objetivo de diminuir os ciclos de desenvolvimento.

Com ela, é possível evitar desperdícios, usar abordagem científica para criar e gerir a startup e otimizar o emprego de recursos.

Já a metodologia Agile promove o desenvolvimento interativo e organização dos projetos para que a empresa consiga resultados mais eficientes, o que também aumenta a produtividade.

Modelo de squads

Trata-se de uma metodologia que deixa que os colaboradores tenham autonomia para trabalhar, o que aumenta a produtividade.

Isso ocorre porque eles têm mais agilidade no cumprimento das etapas de trabalho e liberdade para desenvolvê-las.

Como fazer a gestão de startups de forma eficiente?

Agora que você já sabe o que é gestão de startups e as metodologias mais utilizadas, chegou a hora de saber como fazê-la de maneira eficiente. Vamos lá?

1. Elabore um plano de negócios detalhado

Um plano detalhado é o primeiro passo para a gestão de startups, pois ele definirá as estratégias que serão utilizadas, bem como os gastos e lucros do processo.

Para elaborá-lo, pode ser utilizado a metodologia Business Model Canvas, a fim de visualizar em uma única página todo o processo.

2. Mapeie os processos

É importante ter os processos definidos e mapeados para garantir uma gestão de qualidade. Isso ajudará a verificar se todas as etapas estão claras para todos os colaboradores, o que garantirá mais fluidez e agilidade nas atividades.

Para isso, um fluxograma pode ajudar a realizar o mapeamento dos processos com mais clareza. Após isso, é importante compartilhá-lo com todos da empresa.

3. Atente-se ao capital humano

Conhecer os colaboradores da startup, ou seja, fazer a gestão de pessoas em startups, é muito importante para que se possa manter os processos organizados.

Isso porque eles precisam ser alocados nas tarefas conforme as suas habilidades, o que proporcionará mais produtividade e garantirá que a task seja realizada de maneira correta.

Além disso, todos precisam estar cientes das metas da empresa, tanto individuais quanto coletivas.

4. Desenvolva uma comunicação transparente

É fundamental que o gestor tenha uma comunicação transparente em tudo que precisa passar aos colaboradores, pois ela garantirá o sucesso da empresa.

Por isso, é importante explicar abertamente sobre a rotina da empresa, as tarefas, as metas e como atingir os melhores resultados.

Os colaboradores se sentirão, inclusive, mais engajados e incentivados para desenvolver as atividades.

5. Crie uma cultura de feedback

Uma cultura de feedback na startup contribui para um crescimento ágil e satisfatório. No entanto, é preciso incentivar que todos os colaboradores compartilhem ideias que possam ajudar a empresa a crescer.

Além disso, é importante promover retornos sobre o desempenho de cada profissional, contribuindo para o seu desenvolvimento.

6. Monitore indicadores financeiros

Empresas que são orientadas por dados têm 23 vezes mais probabilidade de adquirir cliente e 6 vezes mais chances de retê-los. É o que mostra um estudo feito pela McKinsey Global Institute.

Por isso, é fundamental analisar os dados, assim como os indicadores financeiros (capital de giro, fluxo de caixa, ROI), para que saiba como está o fluxo de caixa, se os recursos estão sendo investidos adequadamente e se a gestão financeira está sendo feita de maneira correta.

7. Conte com a tecnologia

Atualmente, nenhuma empresa vive sem tecnologia, pois ela surgiu para facilitar as rotinas administrativas de muitas pessoas e empresas.

Como uma startup é totalmente ligada à inovação, é imprescindível que ela conte com ferramentas tecnológicas como aliadas na gestão.

Para isso, pode utilizar ferramentas como o CRM, que cria estratégia de relacionamento com o cliente; o Trello ou Asana para gerenciar os projetos e as equipes; e um ERP, que faça o gerenciamento do fluxo de caixa e armazene todos os documentos, por exemplo. 

TOTVS Assinatura Eletrônica

Você já entendeu que a gestão de startups é essencial para o crescimento do negócio e deve ser feita de maneira assertiva, certo? No entanto, para isso, é preciso seguir os passos que mostramos anteriormente e utilizar a tecnologia como aliada.

Neste sentido, uma dica extra é o sistema TOTVS Assinatura Eletrônica, que permite a assinatura de documentos e contratos com muito mais agilidade e segurança.

Além disso, todos os protocolos de assinatura ficam armazenados na nuvem, o que proporciona fácil acesso sempre que alguém precisar.

Você ainda pode enviar os documentos para assinatura e validação e acompanhar a ação de cada destinatário por meio de um dashboard. 

Conheça e teste grátis agora mesmo o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é gestão de startups, quais são as suas particularidades e as principais ferramentas utilizadas.

Além disso, mostramos como fazer uma gestão eficiente e melhorar os resultados da sua empresa. Tudo isso para que você saiba quais são os principais pontos que precisa levar em consideração para o sucesso do negócio.

Lembre-se de que, mesmo que existam muitos desafios, é importante sempre elaborar um plano estratégico, além de contar com profissionais qualificados e com a ajuda da tecnologia para a automação e otimização dos processos da sua empresa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Continue em nosso blog e aproveite para conferir também o conteúdo que preparamos sobre gestão remota.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.