Tecnologia e sustentabilidade são dois vetores de competitividade e crescimento empresarial no mundo atual dos negócios.
Sabemos que a jornada digital é um processo de transformação que, por meio da tecnologia, proporciona melhor desempenho e otimização dos processos empresariais.
A novidade é como integrar a sustentabilidade nesse processo de forma harmônica e sem prejudicar o desempenho.
E, para compreender melhor esse questionamento, preparamos este artigo para mostrar a importância de ter um negócio sustentável, os impactos das tecnologias digitais no meio ambiente e muito mais.
Acompanhe!
Qual a relação entre tecnologia e sustentabilidade?
A tecnologia tem como objetivo fazer com que as empresas repensem seu negócio para a era digital, com foco no cliente, agilidade, entregas de qualidade e capacidade de adaptação às mudanças.
Na busca por soluções inovadoras capazes de gerar vantagem competitiva, a sustentabilidade tornou-se um fator relevante neste cenário.
Com a digitalização dos negócios e sua maior visibilidade, as empresas passaram a ter processos eficientes, automatizados e otimizados, o que permite a identificação de desperdícios.
Nesse processo, custos são reduzidos, bem como o consumo de recursos, permitindo assim um menor impacto no meio ambiente.
Empresas que utilizam a tecnologia de painéis solares, por exemplo, diminuem gastos com eletricidade por meio da energia renovável do sol.
Portanto, a tecnologia e sustentabilidade andam juntas, pois a inovação permite processos mais eficientes que evitam desperdícios e otimizam a operação como um todo.
Por que a sustentabilidade passou a ser uma preocupação para as empresas?
A sustentabilidade é um dos principais pilares para o crescimento econômico e social de uma empresa. E isso não é por acaso.
Nos últimos anos, o tema ganhou força devido ao aumento da consciência ambiental e à crescente preocupação com o futuro do planeta.
Diante disso, as organizações têm buscado soluções para serem mais sustentáveis e estão cada vez mais conscientes dos impactos que podem causar no meio ambiente e na sociedade.
Soma-se a isto o fato de que empresas sustentáveis são vistas com bons olhos pelo mercado. A imagem positiva facilita a conquista de novos clientes e parceiros.
Negócios sustentáveis podem alcançar um status de reconhecimento do mercado a partir dos critérios ESG. Esse conjunto de boas práticas e padrões definem se a operação de uma empresa é sustentável, socialmente consciente e corretamente gerenciada.
Existem mais de 500 fundos de índice focados em sustentabilidade somente nos EUA, que, segundo a Forbes, representam mais de US$250 bilhões em ativos.
Portanto, a sustentabilidade passou a ser um fator de extrema relevância para as empresas, pois impacta diretamente na competitividade e no crescimento dos negócios, bem como em sua função social.
As vantagens de unir sustentabilidade e tecnologia para transformar o negócio
A tecnologia está desempenhando um importante papel no desenvolvimento sustentável da sociedade e o mundo dos negócios não está fora disso.
As vantagens da conciliação entre tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade empresarial são:
Ganhos em produtividade
A tecnologia ajuda na sustentabilidade por meio de processos mais eficientes e automatizados, que tendem a ser mais produtivos.
Isso significa que as empresas podem alcançar melhores resultados com menos esforço e recursos.
Uma plataforma de assinatura digital, por exemplo, permite que com alguns cliques, pessoas situadas em lugares diferentes assinem um documento, sem o gasto de papel, impressão e deslocamento com total validade e segurança jurídica.
Além de aumentar a produtividade dos envolvidos, ela promove a redução de custos com material de escritório, deslocamento (redução nas emissões de gases) e custos com registro em cartório.
Economia de custos
A relação entre tecnologia e sustentabilidade é também positiva pela redução de custos, pois processos digitais eficientes costumam ser mais baratos do que os processos manuais, já que otimizam o trabalho e diminuem a incidência de erros.
Liberação de espaços físicos da empresa
A digitalização de processos permite liberar espaços físicos que antes eram ocupados por arquivos e papéis.
A adoção do home office é um ótimo exemplo disso. E essa liberação de espaço físico tem relação direta com a sustentabilidade, pois as empresas conseguem diminuir seu consumo de energia e água.
Diminuição do uso de papel e de impressoras
Outra vantagem que evidencia como a tecnologia ajuda na sustentabilidade é a diminuição do uso de papel e de impressoras.
As empresas que digitalizaram seus processos não precisam utilizar o volume de material de escritório que antes utilizavam. A impressão de documentos ocorre apenas quando é realmente necessário.
Com isso, contribuem para a economia de recursos naturais que estão cada vez mais escassos, como a água.
Tomadas de decisão mais estratégicas
Empresas que implementam uma jornada digital conseguem tomar decisões mais estratégicas.
Com o acesso a um maior número de dados, elas podem analisá-los e interpretá-los para obter insights de negócios.
Essas decisões são importantes para um modelo de negócios mais sustentável e que atende aos critérios ESG, pois permitem que as empresas otimizem seus processos e diminuam seu impacto no meio ambiente.
Os impactos das tecnologias digitais no meio ambiente
A relação entre tecnologia e sustentabilidade fica cada vez mais clara quando pensamos nos impactos diretos das inovações no meio ambiente.
A desmaterialização provocada pela jornada digital, promove a redução de custos, a prevenção à fraude e os ganhos em produtividade.
Em relação ao meio ambiente, vemos a melhor utilização de recursos, como água e energia elétrica, e a redução na emissão de resíduos ao prescindir do uso de espaços físicos e com menos deslocamentos de pessoas.
A redução do uso de papel também é um dos impactos das tecnologias digitais no meio ambiente, e alguns dados mostram a importância dessa ação:
- 93% do papel vem de árvores;
- metade do desperdício de empresas é composto por papel;
- uma folha de papel requer de 2 a 13 litros de água (dependendo da usina).
Ampliando a visão para além do ambiente corporativo, é possível entender como a tecnologia ajuda na sustentabilidade. Veja:
- as casas inteligentes otimizam o consumo de energia elétrica;
- existem tecnologias de monitoramento do clima urbano, poluição sonora e do ar;
- os sistemas inteligentes de transporte orientam o tráfego pelas cidades para reduzir as emissões.
Esses são alguns impactos das tecnologias no meio ambiente que trazem benefícios para as empresas e para a sociedade de modo geral.
Porém há desvantagens, como o aumento de lixo eletrônico diante das constantes novidades de dispositivos móveis e outros equipamentos.
De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), somente 3% do lixo eletrônico da América Latina é descartado corretamente.
Portanto, as organizações devem organizar seus processos para que a produção e a entrega de bens ou serviços não prejudique o meio ambiente..
7 tecnologias que promovem a sustentabilidade nas organizações
As disrupções e os avanços tecnológicos podem apoiar gestores a promover a sustentabilidade nas organizações.
Tecnologias como computação em nuvem, inteligência artificial e big data trazem mudanças fundamentais que resultam na criação de oportunidades adicionais de melhoria no ambiente corporativo.
Confira exemplos de como a tecnologia ajuda na sustentabilidade a partir da ótica de cada uma delas.
1. Cloud computing
A computação em nuvem é a tecnologia de base da digitalização de um negócio. Com ela, é possível transferir dados e sistemas para a nuvem, o que viabiliza a operação empresarial no ambiente digital.
Seja no armazenamento ou no processamento, o objetivo da cloud computing é permitir o uso de processos internos digitais ao invés de processos manuais.
Na prática, isso significa otimizar os recursos humanos e físicos, como dispensar salas para armazenar arquivos e reduzir o uso de papel.
2. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais presentes nas empresas que passaram pela transformação digital, pois seu foco é melhorar a eficiência operacional das organizações.
Ela pode se integrar a diversas ferramentas com um resultado bastante semelhante: aumentar a produtividade, auxiliar na tomada de decisões mais sustentáveis, reduzir os custos operacionais com mais agilidade nos processos.
Alguns setores da agricultura de precisão, logística reversa e industria 4.0 utilizam de IA para otimizar sua operação de maneira automatizada e eficiente..
3. Energias renováveis e eficiência energética
A transição para as energias renováveis é fundamental para organizações que almejam a sustentabilidade.
Implementar painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de cogeração são passos que reduzem a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo emissões de carbono.
Além disso, a eficiência energética é atingida por meio de tecnologias como iluminação LED e automação predial.
Essas modernizações não apenas cortam custos operacionais mas também fomentam uma cultura organizacional consciente, refletindo positivamente na imagem pública da empresa.
4. Mobilidade sustentável
A mobilidade sustentável assumiu uma posição essencial em organizações que prezam pela inovação e responsabilidade ambiental.
Líderes devem estar cada vez mais buscando frotas de veículos elétricos ou híbridos, reduzindo consideravelmente a emissão de poluentes de seus processos logísticos.
Alguns investimentos em tecnologias de carregamento rápido e infraestrutura para bicicletas e veículos não poluentes são ações alinhadas as práticas ecoeficientes.
Também vale considerar migrar a operação – ou parte dela – para o regime home office, pois isso evita deslocamento do colaborador além de promover qualidade de vida.
5. Big Data
O Big Data tem transformado a forma como as organizações lidam com os dados. E como a tecnologia ajuda na sustentabilidade?
Ela permite que as empresas identifiquem e analisem grandes volumes de informações, o que gera insights que possibilitam tomar decisões mais estratégicas e sustentáveis.
Isso significa reduzir desperdício de materiais, energia e outros recursos, tornar a produção mais eficiente e menos impactante ao meio ambiente, e aproveitar melhor os recursos naturais.
Confira outras vantagens que o Big Data traz quando o assunto é sustentabilidade empresarial:
- desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis: a análise de dados possibilita o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis, atendendo às crescentes demandas do mercado por produtos e serviços ecologicamente corretos.
- rastreio do caminho do produto após a venda: a tecnologia permite uma melhor compreensão sobre como os consumidores lidam com seus produtos após a venda e se há ações relativas ao “mercado secundário” (reparos, peças de reposição ou modificações).
6. Blockchain
A tecnologia blockchain pode ser usada em diversos aspectos que promovem a sustentabilidade dentro de uma empresa, tais como:
- monitorar ativos ambientais e a rede elétrica comercial para garantir que estes sejam usados de forma sustentável;
- promover a transparência e a integridade nos processos de gestão ambiental, o que leva à maior eficiência na alocação de recursos.
Ela é uma solução que potencializa a segurança das transações e a privacidade do usuário, o que também contribui para atender aos critérios ESG.
7. Assinatura eletrônica
Trocar a assinatura manual pela assinatura eletrônica significa digitalizar um dos processos mais burocráticos de uma organização.
Na prática, significa reduzir o uso de papel e de deslocamento ao trocar documentos digitais.
Isso economiza recursos e promove maior segurança jurídica nas transações, além de desburocratizar todo o processo.
Como consequência, a empresa reduz seus impactos negativos no meio ambiente (custos com impressão e emissão de gases pelo deslocamento) com a digitalização do processo de assinatura.
Está procurando uma ferramenta desta natureza? Conheça o TOTVS Assinatura Eletrônica.
Conheça a solução TOTVS Assinatura Eletrônica
O gestor que deseja otimizar processos internos ou atender melhor seus clientes utiliza diversas tecnologias. E uma dessas soluções é o TOTVS Assinatura Eletrônica!
A ferramenta auxilia as organizações a transformarem seus processos de assinatura de contratos ao eliminar a necessidade do uso de papel e reduzir o tempo gasto com esse tipo de tarefa.
Além da facilidade e agilidade para a assinatura de documentos, a solução oferece segurança jurídica, já que todos os contratos ficam armazenados em um ambiente seguro e com acesso restrito.
Experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!
Conclusão
O processo de transformação digital e a sustentabilidade podem e devem andar juntos.
Empresas que conduzem sua jornada com essa filosofia, que se preocupa em ser economicamente viável e socialmente responsável, têm potencial para alcançar uma vantagem competitiva.
Atualmente, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada nas organizações para melhorar a gestão de processos e torná-los mais sustentáveis.
Os impactos das tecnologias digitais no meio ambiente podem ser muito positivos, como é o caso da cloud computing, da Internet das Coisas e da assinatura eletrônica.
Elas criam novas oportunidades para as empresas tornarem seus modelos de negócios mais eficientes, utilizando menos recursos e produzindo menos resíduos.
Confira nosso guia sobre desenvolvimento sustentável para líderes de negócios!
Deixe aqui seu comentário