Você sabe o que é Milk Run? Trata-se de um modelo logístico de abastecimento de materiais que garante um fluxo contínuo de produção.
Ele se baseia na ideia de que os fornecedores devem entregar os produtos em pequenas quantidades e com maior frequência, assim como o entregador de leite fazia antigamente.
Mas será que o Milk Run é a melhor opção para o seu negócio? Como ele funciona? Quais as suas vantagens e desvantagens? Como implementá-lo?
Neste conteúdo, responderemos a todas essas perguntas. Acompanhe o nosso artigo para saber mais!

O que é o sistema Milk Run? Quais são seus objetivos?
Trata-se de um sistema logístico de coleta de materiais ou uma forma de gestão de estoque e transporte, em que um único veículo faz todas as coletas e paradas com data de entrega pré-estabelecida, o que permite um melhor controle nas operações de entrega.
O nome do sistema significa “Corrida de leite”, que vem de um processo de transporte da Inglaterra no século XX.
No processo, o transportador precisava passar em diversas fazendas para retirar a garrafa de leite vazia, ao mesmo tempo em que eram entregues outras garrafas cheias.
Como o sistema funciona?
O sistema Milk Run utiliza um trajeto e horário estabelecidos com a roteirização da frota e conta com somente um veículo para realizar a coleta em cada ponto. Assim que finaliza as coletas, ele entrega todas em seu destino final.
Ele é diferente do sistema de logística atual, em que o fornecedor faz a entrega da carga ao cliente e precisa que todos os envolvidos no processo estejam em sincronia, bem como que tudo seja programado antecipadamente.
O seu objetivo é sincronizar a demanda dos clientes com a oferta dos fornecedores, de forma que os produtos sejam entregues na quantidade, no momento e no local certos.
Milk Run: vantagens e desvantagens
O Milk Run tem várias vantagens e pode ser utilizado para ter mais controle sobre as cargas, como mencionamos anteriormente. Ele também agiliza o carregamento e descarregamento delas.
Mas, claro, ele também possui algumas desvantagens. Mostraremos mais nos próximos tópicos.
Vantagens
Confira as suas principais vantagens:
- reduzir os custos e os níveis de estoque;
- igualar o volume de recebimento de mercadoria;
- economizar o espaço das cargas;
- reduzir o tempo de operação;
- maximizar a capacidade dos veículos que são utilizados no transporte;
- dispensar grandes investimento com infraestrutura de estoques, funcionários e manutenção;
- aumentar o giro dentro do estoque.
Desvantagens
Conheça as principais desvantagens:
- planejamento rigoroso, com um controle preciso da demanda dos clientes, da capacidade dos veículos e das rotas de entrega;
- padronização dos processos para que o fornecedor e os clientes sigam as mesmas regras e procedimentos em relação aos pedidos, às entregas e às devoluções;
- flexibilidade reduzida, pois depende de um cronograma fixo e rígido de entregas, assim limita a capacidade de adaptação do fornecedor e dos clientes às variações do mercado;
- chance de perda de credibilidade com os fornecedores.
A diferença entre cross docking e Milk Run
O cross docking é um sistema de distribuição que recebe o produto quando alguém compra pela internet. Após isso, por meio de um sistema de redistribuição, o produto é enviado para o cliente. Ele tem como vantagens a agilidade na entrega e a redução de custos com estoque.
Com isso, o processo de entrega fica mais ágil e não precisa ter um espaço físico para o estoque. No entanto, é preciso sincronizar as operações para que o produto chegue no prazo e sem nenhum problema.
Já o Milk Run, é um modelo de logística, como abordamos anteriormente, que utiliza um único meio de transporte para coleta e entrega. Ele tem como vantagens a redução de custos com frete e a diminuição do estoque, por exemplo.
Quais empresas usam o sistema Milk Run?
O sistema Milk Run é muito utilizado por empresas que têm uma grande demanda por materiais diversos e que precisam reduzir os custos com transporte e estoque.
É o caso, por exemplo, das indústrias automotivas, que recebem peças e componentes de vários fornecedores para montar os veículos.
Outros segmentos que também podem se beneficiar com o sistema são:
- construção civil;
- alimentício;
- farmacêutico;
- eletrônico.
O importante é que os fornecedores estejam localizados próximos uns dos outros ou do cliente, para que a rota seja viável e rentável.
Confira a seguir alguns exemplos de grandes empresas que utilizam o sistema:
- Toyota;
- Volvo;
- Caterpillar;
- MWM;
- DHB.
Quando usar Milk Run em uma operação logística?
Você já entendeu que Milk Run pode trazer sucesso para a sua empresa, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso que todas as partes estejam integradas, pois a comunicação e o comprometimento entre elas evitam que vários problemas aconteçam
Isso serve para todas as áreas, inclusive para a operação logística, ou Milk Run logística, que deve ser utilizado quando é preciso otimizar as entregas de um produto específico, por exemplo.
Como implantar o Milk Run em sua empresa?
Para implantar o Milk Run, é preciso que a empresa faça um planejamento estratégico correto para que tudo possa funcionar perfeitamente.
Além disso, é preciso planejar a rota dos veículos que transportam os produtos, ou seja, fazer a roteirização. Também é necessário definir os pontos de coleta e entrega, estabelecer os horários e as frequências das viagens e monitorar o desempenho do processo.
Para isso, é preciso alinhar as demandas com os fornecedores, o que evita a falta de material e viagens em excesso, por exemplo.
Cabe destacar que todas as áreas precisam trabalhar juntas e estarem sincronizadas, como explicamos anteriormente.
Além disso, é fundamental ter um sistema que possa auxiliar nas rotas, pois o mercado de software de otimização de rotas pode ter um crescimento em um CAGR de 10,9% durante o período de previsão (2021 – 2026), segundo pesquisa da Mordor Intelligence.
TOTVS Roteirização e Entregas
Você já entendeu que o MIlk Run é uma ferramenta logística que pode trazer vários benefícios para quem o utiliza, certo? Porém, é preciso verificar as necessidades de clientes e fornecedores e sincronizar todos os processos.
Para ajudar você com as operações logísticas e na implementação do Milk Run, recomendamos o sistema TOTVS Roteirização e Entregas, que fará o rastreamento de cargas da sua empresa em tempo real.
Além disso, ainda indicará as melhores rotas para seguir, o que economiza combustível e otimiza o tempo de coleta e entrega.
Ela ainda pode ser integrada a diversos ERPs do mercado e aos sistemas da TOTVS para facilitar ainda mais o acesso e a utilização do mesmo.
Faça a otimização das suas operações logísticas e melhore as rotas de entregas com o TOTVS Roteirização e Entregas!

Conclusão
Já deu para perceber que o Milk Run é um sistema de abastecimento de materiais que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, não é mesmo? Mas, desde que seja planejado e executado adequadamente.
Assim, ele pode ajudar a reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e otimizar o fluxo de produção.
No entanto, também exige uma grande coordenação entre fornecedores e clientes, além de uma padronização dos processos. Por isso, para auxiliar você, recomendamos o uso do sistema TOTVS Roteirização e Entregas.
Aproveite e continue aprendendo com os conteúdos do nosso blog! Leia também como fazer otimização logística na sua empresa!
Deixe aqui seu comentário