À medida que nos aproximamos de 2024, o setor de supermercados brasileiro vive um panorama promissor, mas que também demanda evolução.
A relevância desse setor está nos números registrados pelo Ranking ABRAS 2023, desenvolvido pela Associação Brasileira de Supermercados: o segmento atingiu um faturamento de R$695,7 bilhões em 2022, operando mais de 94 mil estabelecimentos.
Isso representa uma contribuição de 7% do PIB nacional, por exemplo. Os supermercados estão se posicionando para um futuro de sucesso, focando em operações cada vez mais inteligentes e eficientes.
Mas para manter esse impulso e continuar prosperando, os gestores do setor precisam estar atentos a uma série de estratégias e inovações que devem pautar o planejamento a curto, médio e longo prazo.
Nesse conteúdo, João Alberto Giaccomassi, diretor de produtos de Varejo Supermercados da TOTVS, fala sobre algumas tendências que emergem nesse contexto.
6 tendências para supermercados em 2024
Olhando para o horizonte de 2024, as expectativas são otimistas, com previsões de que o setor supermercadista continue em sua trajetória de crescimento.
Por isso, estar a par das tendências pode ser muito valioso. Na visão de João Giaccomassi, precificação inteligente, big data e ESG são algumas delas.
1. Precificação Inteligente
“Um dos desafios dos supermercadistas é a definição de preço dos produtos, de forma a garantir margem de lucro, competitividade e ainda se manter atraente para o consumidor.”
É por isso que a precificação inteligente acaba se tornando uma tendência que ganha forma e força no futuro.
“Já existem tecnologias que contam com algoritmos treinados por machine learning e IA, que conseguem analisar uma grande quantidade de dados proprietários e de mercado, e possibilitam que o varejista define de forma mais inteligente os preços”, explica o diretor.
Essa tendência também tem um forte impacto na avaliação de custos e concorrência, pois gera preços dinâmicos com base em simulações a partir de cenários personalizados.
2. IA na Fidelização de Clientes
Falando em IA — assunto do momento — ela também terá um papel importante na fidelização de clientes, mesmo que seja também desafiadora.
João explica que a IA pode ser integrada ao CRM (Customer Relationship Management), permitindo a identificação de padrões de consumo, possibilitando a personalização de ofertas e promoções.
“Esse cuidado possibilita melhores experiências para os clientes e ajuda na construção de um relacionamento mais profundo com o consumidor, que é assistido pela personalização no atendimento”, conta.
Outro ponto é o atendimento virtual aos clientes. “Hoje, as respostas geradas pela inteligência artificial nos chatbots estão cada vez mais rápidas e mais pessoais, se aproximando de um contato humano”, pontua. Logo, essa eficiência também é essencial para a fidelização do cliente.
3. Previsões com Big Data
A utilização de big data no setor supermercadista está se tornando cada vez mais uma necessidade para manter a competitividade e inovar em um mercado em constante mudança.
“Para isso, ferramentas de big data podem ser implementadas na análise dos dados, sendo capaz de gerar insights, prever tendências e antecipar demandas”, pontua o diretor.
Por exemplo, com o big data, é possível analisar padrões de compra dos clientes, identificando suas preferências e hábitos.
Esta análise pode auxiliar na personalização de ofertas, na otimização do layout das lojas e na seleção de produtos que melhor atendam às expectativas dos consumidores.
4. Operação eficiente
Essa é uma tendência que dificilmente sairá da esteira. Neste cenário, a tecnologia pode ser um meio que garante que aquilo que foi definido está realmente em execução.
“Soluções especializadas para o chão de loja são um tema importante para ficar de olho, pois são ferramentas importantes para ajudar o supermercadista a garantir a execução da estratégia que foi determinada”, diz João.
Um exemplo que ele dá também é a reposição e auditoria das gôndolas. Este é um processo que demanda tempo e bastante atenção dos colaboradores, dado que a inconsistência e divergência entre preços sinalizados e cadastrados no sistema podem ser um ponto de atrito.
A realidade aumentada (RA) – uma tecnologia — é uma ferramenta poderosa para aprimorar a auditoria das gôndolas.
“A RA permite o escaneamento dos produtos por meio de smartphones para identificar erros e etiquetas antigas, isso aprimora a gestão de preços e proporciona respostas ágeis para eventuais divergências”, explica.
5. Autoatendimento
Cada vez mais os consumidores encontram supermercados com autoatendimentos e a tendência é que continue assim.
“Os consumidores buscam por praticidade e conveniência, portanto qualquer iniciativa que vise otimizar o tempo do cliente dentro da loja e proporcionar uma experiência facilitada é válida”, diz o diretor.
Sejam tótens de self checkout ou mesmo os carrinhos inteligentes, são mecanismos que contribuem para tornar a jornada de compra mais fluida e livre de atritos e tudo isso, claro, ajuda na fidelização do cliente.
Para ilustrar ainda mais o cenário de crescimento dessa tendência, João conta que houve um aumento de 42% de equipamentos e softwares da TOTVS instalados de janeiro a julho de 2023, em comparação com janeiro a dezembro de 2022.
6. ESG
A agenda ESG é uma tendência tanto quanto é uma necessidade — e as empresas sabem disso. “Quando falamos sobre consumo, há muitas ações que podem ser tomadas para ampliar o impacto positivo no ecossistema”, reflete o diretor.
Na visão dele, a diminuição do consumo de papel e o estímulo à redução de sacos plásticos são formas práticas de elucidar o compromisso do varejista com a sustentabilidade e atraem clientes que levam em conta isso na hora de comprar.
“Com um panorama de aumento da competitividade do segmento, é mais do que mandatório se manter atualizado e atento às inovações e tendências que pautam o setor”, reforça.
A tecnologia como aliada dos Supermercados
Sem tecnologia, dificilmente os supermercados podem estar prontos para as tendências que estão emergindo.
A TOTVS, com seu portfólio abrangente de soluções tecnológicas, está na vanguarda desta transformação, oferecendo sistemas que abarcam todas as necessidades do setor supermercadista.
As soluções da TOTVS para supermercados vão muito além do tradicional ERP. Elas incluem ferramentas para otimização de compras e controle de estoque, planejamento e gestão de preços, marketing, gestão de clientes, e muito mais.
Esses sistemas são desenhados para tornar as operações dos supermercados mais eficientes, desde o backoffice até o ponto de venda (PDV) e o sistema de gestão de armazéns (WMS).
Um dos destaques é a capacidade de oferecer uma experiência omnichannel completa, integrando a loja física ao ambiente online.
Isso permite aos supermercados criar experiências valiosas para os consumidores em diferentes canais de venda.
Além disso, também entram soluções de segurança fiscal, garantindo compliance tributário e adequação total às diferentes obrigações e regulamentações do setor.
Conheça mais sobre a TOTVS Supermercados!
Deixe aqui seu comentário