A biometria facial é uma tecnologia que tem o objetivo de auxiliar os processos de identificação de pessoas, e pode ser utilizada em diversos segmentos de negócio, trazendo comodidade e segurança.
Qualquer demanda que exija a autenticação de identidade pode ser feita pelo reconhecimento de face, seja em agências bancárias, hospitais, aeroportos, em entregas de produtos e nas rotinas internas das empresas. Se você quer saber mais sobre como essa tecnologia funciona e é aplicada, continue a leitura deste artigo!
Como funciona a biometria facial?
Ao falarmos o que é biometria facial, a primeira coisa que vem à mente, de maneira automática, é a curiosidade, já que ficamos intrigados com seu funcionamento.
Por meio de uma câmera, o sistema localiza o rosto apresentado. Na etapa de pré-processamento, ou normalização de recursos, os dados são enxugados em um único formato, ou seja, resolução, zoom e nível de brilho padronizados.
Depois disso, o leitor facial realiza a extração de dados das imagens, lendo as informações que possuem maior relevância, ignorando “ruídos”. Este é um detalhe interessante, pois, nessa codificação, o rosto consegue ser lido mesmo com alterações, como um novo corte de cabelo, barba ou maquiagem diferenciada.
Benefícios trazidos pela biometria facial
O reconhecimento facial, antes visto como uma inovação muito distante, já é uma realidade que pode trazer muitos benefícios e facilidades no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto nos negócios.
Como já citamos em outro conteúdo, essa tecnologia tem a capacidade de mudar a vida em sociedade. Quais são, então, as principais vantagens observadas no uso da biometria facial?
- Redução de roubos e fraudes: qualquer empresa que possui bancos de dados está sob risco de roubos de informações e invasões ao seu sistema. As instituições financeiras são os alvos mais frequentes, por meio da fraude de identidade. Com a identificação facial, a validação de documentos é garantida, evitando prejuízos;
- Alta precisão: um dos segredos desse sucesso é a alta precisão da biometria facial, já que o reconhecimento é feito de forma tridimensional e até mesmo com a utilização de câmeras infravermelhas. Dessa forma, sua empresa estará segura contra um invasor que deseja sequestrar seus dados, por exemplo;
- Integração facilitada com outros sistemas: se você já conta com algum software na sua empresa, como um ERP, os sistemas de reconhecimento trabalham perfeitamente com essas soluções, adicionando uma camada extra de proteção, com configuração simplificada. Há uma economia de custos, uma vez que não são exigidos programas e manutenções diferentes,
- Controle de acesso: com a biometria facial, você não precisa contar com uma equipe especializada de segurança ou perder tempo monitorando câmeras, já que esse processo é automatizado. Com essa tecnologia, apenas colaboradores autorizados têm acesso permitido a equipamentos, computadores e arquivos. Ambientes como salas de reuniões, centros de treinamentos, cofres, e laboratórios, por exemplo, também estarão protegidos.
Onde a biometria facial é aplicada?
Até aqui, citamos algumas das vantagens oferecidas pela biometria facial, e como ela facilita processos, principalmente os ligados à segurança — que deve ser garantida em qualquer tipo de organização.
A segurança pública também só tem a ganhar com o sistema de reconhecimento facial. A partir de uma base que conta com um grande volume de dados, criminosos podem ser localizados, assim como pessoas procuradas pela Justiça, como alguém que deve pensão alimentícia, por exemplo.
Nas formas de pagamento
No varejo, o reconhecimento facial traz uma mudança nas formas de comprar e pagar por produtos. Com o chamado pick and go, estabelecimentos permitem ao consumidor escolher os produtos desejados e levá-los para casa, sem a necessidade de encarar uma fila ou sequer carregar dinheiro no bolso.
O rosto do cliente não precisa ser escaneado, já que as câmeras presentes dentro do ponto de venda se encarregam da biometria. Ao deixar a loja, leitores identificam os produtos escolhidos e o valor é cobrado automaticamente, direto da conta bancária.
Na gestão de recursos humanos
Dentro das empresas, a biometria facial melhora a gestão de RH e facilita a vida dos colaboradores. Com o aplicativo Meu RH, o profissional faz a batida de ponto eletrônico sem mistério, e ele pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel, seja via smartphone ou tablet.
O app oferece as opções à batida de ponto por meio da leitura de QR Code, reconhecimento facial estático e dinâmico, identificando movimentos e geolocalização do usuário. Todos os dados colhidos pela plataforma são enviados ao gestor, que conta com um controle mais preciso, essencial para estratégias de negócio.
Utilize a biometria facial no seu negócio!
Ao longo deste conteúdo, falamos mais profundamente sobre a biometria facial. Explicamos seu funcionamento, abordamos os benefícios trazidos por essa tecnologia e exemplificamos onde ela pode ser utilizada.
A TOTVS é uma empresa 100% brasileira e maior empresa de tecnologia do país. Nossos produtos são compatíveis com negócios dos mais diferentes portes, e se encaixam exatamente às suas necessidades.
Nossos sistemas atendem a mais de 12 segmentos de mercado e estão voltados à melhoria dos processos de gestão e crescimento das empresas, sendo a biometria facial, um desses fatores. Confira agora aplicações de inteligência artificial nos negócios. E, para estar sempre por dentro das novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS!
Deixe aqui seu comentário