Ano a ano, o cloud computing é motivo ou potencializador de inovações que, na maioria das vezes, revolucionam o mercado corporativo.
Essa tecnologia transformadora surgiu de uma solução para armazenar e gerenciar arquivos, mas evoluiu para se tornar um terreno amplo para a criação de outras.
Ela pode ser considerada o principal pilar para uma transformação digital, pois trouxe muitas novidades ao setor de TI e diversos benefícios ao universo empresarial.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo, um guia completo sobre a tecnologia que mudou o mundo corporativo e possibilitou muitas das inovações que cada empresa utiliza em seu dia a dia.
Vem com a gente!
O que é cloud computing?
De acordo com o Dicionário Oxford, cloud computing é “a prática de usar uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados, em vez de um servidor local ou um computador pessoal.”
Ou seja, é uma tecnologia com base na cultura de serviços e cujos recursos podem ser acessados a partir da conexão à internet ou intranet da empresa.
De acordo com o Gartner, os gastos do usuário final com nuvem pública em todo o mundo deve atingir quase US $ 600 bilhões em 2023.
Por que será que o uso da cloud continua em alta? Simples!
Na nuvem, você pode armazenar dados, arquivos, programas e sistemas de maneira segura, digitalizada com baixa taxa de erros ou perdas de dados.
Assim, não precisa lidar com os custos, manutenções e demais preocupações de manter uma infraestrutura física de hardwares e softwares para a tarefa.
Como surgiu a cloud computing?
Uma das primeiras menções ao termo cloud computing vem de um plano de negócios (ainda disponível) desenvolvido por profissionais da Compaq, que acreditavam que ela seria como o futuro da computação.
Academicamente, o primeiro registro data de um ano depois, 1997, em uma palestra ministrada por Ramnath Chellappa, professor de Sistemas de Informação.
Em termos conceituais, temos:
- Joseph Clark: criou a ARPANET, uma rede de compartilhamento de comunicação, que serviu de base para a computação em nuvem.
- John McCarthy: nos anos 60, apontou para a possibilidade de existir um sistema compartilhado de computação (chamado de “Utility Computing”).
Comercialmente, apontam-se grandes nomes do mercado, como Google e a operadora de telecomunicações AT&T, mas o primeiro lançamento de produto cloud computing foi o da Amazon, em 2006.
Qual o objetivo do cloud computing?
O principal objetivo da cloud é flexibilizar o armazenamento e gestão dos dados digitais, pois dispensa o uso de hardwares caros e complexos.
Para que o serviço seja de alta qualidade e ofereça, no mínimo, o mesmo nível de armazenamento, podemos apontar outro objetivo: ser uma base escalável para os negócios.
Como assim?
A tecnologia fez com que os dados se tornassem cada vez mais relevantes.
Gestores de negócios não mais tomavam decisões com base somente em sua experiência, mas principalmente considerando dados, informações, perfis, números e métricas.
Essas informações, que vinham de várias frentes de negócio, permitiram refinar suas ações, estratégias, produtos e serviços, o que levou ao crescimento exponencial das empresas.
Assim, o objetivo por trás da cloud computing foi de não apenas servir de alternativa de armazenamento, mas plataforma para o processamento de dados.
A evolução desta tecnologia possibilitou muitos usos, como se verá adiante. E, hoje, é precursora de inovações tecnológicas, como Internet of Things, Edge Computing, Inteligência Artificial, entre outras.
Como funciona o cloud computing?
O funcionamento do cloud computing é baseado em data centers que certas organizações possuem ou alugam para terceiros. Cabe a elas a responsabilidade de armazenar e processar os dados, programas, sistemas e infraestruturas que os clientes acessam.
Veja dois exemplos a seguir.
Para usar a ferramenta de e-mails, você não precisa instalar nenhum software, basta acessá-la via navegador ou aplicativo. Afinal, as mensagens estão armazenadas na nuvem do provedor do seu e-mail.
O mesmo ocorre com ERP ou CRM. Assim, você e seu time possuem acesso a todo um arsenal de recursos e funcionalidades processados na nuvem.
Qual é a importância do cloud computing para um negócio?
A computação em nuvem permitiu que as organizações passassem a ver os dados como instrumentos cruciais, o que aumentou a competitividade e proporcionou ao consumidor produtos e serviços de alta qualidade.
A tecnologia mudou o mercado e se mostrou muito mais eficiente e vantajosa para as empresas. Já pensou na dificuldade de operar sem um bom sistema de gestão (ERP)?
Nesse cenário, a cloud computing exerce um papel de protagonista. Aliás, o próprio processo de transformação digital deve muito a essa tecnologia.
Por isso, a terceirização do armazenamento de dados e do desenvolvimento de soluções tecnológicas não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. É uma decisão estratégica para qualquer empresa.
Quais são os tipos de cloud computing?
O mercado de cloud é amplo e requer dos gestores um entendimento maior sobre os tipos de nuvem existentes.
Confira um breve resumo sobre eles!
Nuvem Pública
A Nuvem Pública é fornecida por um provedor que se responsabiliza pela hospedagem, manutenção, gestão e segurança dos dados de seus clientes.
Confira suas características:
- Ocorre o compartilhamento do servidor, o que reduz significativamente seus custos;
- O usuário se preocupa apenas em pagar pelas aplicações que precisar — softwares ou hardwares;
- O modelo é indicado para empresas que buscam se modernizar sem comprometer seu orçamento.
Nuvem Privada
A Nuvem Privada, como o nome sugere, tem funções semelhantes à pública, mas é construída por provedores especializados ou por uma equipe interna, para ser exclusiva de uma empresa.
Suas características são:
- O servidor é construído exclusivamente para uma empresa;
- Não há compartilhamento e divisão de custos com usuários externos;
- É a opção de médias e grandes organizações, especialmente as que trabalham com transações financeiras e precisam reforçar a proteção de seus dados.
Nuvem Híbrida
A Nuvem Híbrida é uma junção das anteriores.
Nesse caso, a empresa pode contar com uma nuvem privada para informações mais estratégicas e sigilosas e outra pública para dados e processos comuns.
Quais são os serviços oferecidos no cloud computing?
Existem três tipos de serviços em nuvem para atender a diversas necessidades.
Esses conceitos fazem parte do cotidiano de quem atua no setor de TI, mas devem ser compreendidos por qualquer gestor e empresário. Acompanhe!
CÓDIGO DO CTA:Software como serviço (SaaS)
Os Softwares como Serviço (SaaS) são recursos hospedados na nuvem que podem ser acessados pelo usuário por meio de um computador, smartphone e outros dispositivos, como Smartwatch e Smart TV.
De acordo com a Statista, o mercado SaaS pode atingir US$ 195 bilhões de dólares até 2023.
Trata-se de um serviço muito vantajoso e capaz de promover a escalabilidade empresarial, já que pode ser acessado por qualquer pessoa, independentemente do local em que esteja.
Confira outras vantagens interessantes:
- Mobilidade;
- Redução de custos;
- Alta disponibilidade;
- Facilidade de personalização;
- Redução da infraestrutura de TI;
- Atualizações menos burocráticas e demoradas.
Plataforma como serviço (PaaS)
A Plataforma como Serviço (PaaS) pode ser resumida como um ambiente de desenvolvimento localizado na nuvem capaz de entregar recursos que agilizam a criação e o gerenciamento de sistemas.
Com isso, o usuário não precisa se preocupar com a infraestrutura necessária para desenvolver um sistema, como servidores, sistemas operacionais e rede, pois isso fica a cargo do provedor..
É possível contar com o modelo público (a equipe pode trabalhar em qualquer lugar) ou com o privado (a equipe só tem acesso ao serviço em um ambiente específico).
Os benefícios desse modelo de nuvem são:
- Menos gastos com infraestrutura;
- Adaptação às necessidades da empresa;
- Possibilidade de focar em seu core business;
- Menos tempo para implementação da plataforma;
- Redução de custos para o desenvolvimento de sistemas.
Infraestrutura como serviço (IaaS)
A Infraestrutura como Serviço (IaaS) é um serviço de computação em nuvem no qual o usuário contrata a infraestrutura necessária para armazenar as suas aplicações.
O provedor se preocupa com servidores e rede. O contratante é o responsável pela seleção, instalação e configuração dos recursos necessários para que o sistema opere adequadamente.
Os benefícios deste serviço são:
- Flexibilidade;
- Redução de custos;
- Maior segurança dos dados;
- Aumento da performance das aplicações;
- Agilidade para implementar mudanças e corrigir falhas.
Como o cloud computing pode ser utilizado?
O cloud computing é uma tecnologia capacitadora, que serve de base para que outras tecnologias sejam utilizadas, potencializadas e desenvolvidas.
Por isso, há uma série de segmentos que podem adotar a computação em nuvem, como:
Desenvolver apps
A tecnologia permite que uma empresa tenha à disposição toda uma infraestrutura para testar suas soluções. Um ambiente totalmente controlável, mensurável e customizado.
Assim, é possível tornar a busca por bugs e oportunidades de melhoria mais assertiva.
É algo muito comum para empresas que aderem à cultura DevOps, que unem a parte de desenvolvimento com operações para agilizar as entregas.
Confira nosso vídeo sobre o assunto:
Armazenamento e recuperação de dados
O armazenamento na nuvem permite o desenvolvimento de um ambiente de trabalho muito mais estável e controlado.
Assim, o compartilhamento é simplificado e seus times podem trocar informações sem receio de perder dados — pois eles sempre estarão guardados na nuvem.
Backup
Com a nuvem, não há perigo real de você perder os dados.
O armazenamento descentralizado permite tamanha flexibilidade que, mesmo diante de desastres naturais, o provedor tem backups das informações armazenadas em seu banco de dados.
A frequência dos backups pode mudar conforme o contrato firmado (a cada hora, diário etc), mas o nível de integridade das informações se mantém alto!
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial é uma tecnologia incrível, mas para ser realidade ela depende de muitas coisas, como o Big Data e o cloud computing.
Por isso, a nuvem é essencial para que máquinas e ferramentas IA possam processar dados e automatizar execuções, de forma a ganharem autonomia e realizar tarefas com mais eficiência.
7 benefícios de investir no cloud computing
Resta alguma dúvida de que sua empresa precisa adotar o cloud computing? Se ainda sobrou alguma desconfiança, vamos te mostrar alguns benefícios da tecnologia.
A seguir, entenda por que sua empresa deve investir no cloud computing!
1. Escalabilidade
Com a nuvem, você não tem limite de armazenamento ou processamento. O potencial de escalabilidade no cloud é muito alto, pois a tecnologia é flexível e funciona com pacotes de assinatura.
Assim, caso sua empresa cresça 300% em 3 meses e precise de mais espaço para processar as informações, basta contratar junto ao provedor!
2. Redução de custos
O cloud computing, apesar de dinâmico, é extremamente objetivo no uso de seus recursos.
Dessa forma, não há excedentes ou pacotes “enganosos” que te obrigam a pagar por funcionalidades que você nem precisa.
Com o cloud computing, você só paga por aquilo que usa e necessita, aumentando seu poder de previsibilidade sobre os custos do negócio.
3. Acessibilidade
A computação em nuvem é muito mais acessível ao usuário e à empresa que outras tecnologias.
Para acessar plataformas e aplicações, basta o login e senha via aplicativo ou navegador.
No caso de utilizar uma nuvem pública, esse potencial se expande: seus funcionários podem acessar os recursos onde estiverem, dependendo apenas de conexão com a Internet (WiFi ou via dados móveis).
4. Armazenamento ilimitado
Com o cloud, você pode armazenar quantos dados quiser, sem a necessidade de se prender à hardwares que limitam seu potencial.
Ou seja, é possível guardar todas as informações com segurança nos bancos de dados na nuvem, sem limitar seu poder de acesso ou processamento.
5. Backup e recuperação de arquivos
O cloud computing possibilita total integridade dos dados, pois realiza backups automáticos para garantir cópias seguras das suas informações.
Assim, no caso de desastres ou problemas como apagões, é relativamente simples recuperar dados — além de ter uma baixa taxa de informações corrompidas.
6. Segurança da informação
Um dos grandes objetivos dos provedores de serviços na nuvem é garantir total segurança das informações para seus clientes. Assim, as principais brechas são fechadas.
É possível assegurar que os acessos sejam controlados e que arquivos maliciosos não sejam inseridos dentro do ambiente, por exemplo.
7. Integração
As soluções na nuvem tem um diferencial bem interessante que é sua capacidade de integração.
Por serem flexíveis e abrangentes, podem ser implementadas em todas as áreas do negócio.
Além disso, no caso de utilizar ferramentas de diferentes fornecedores, muitas possibilitam a integração para melhor aproveitamento de dados — seja de forma nativa ou via API.
Onde encontrar um serviço de cloud computing?
O cloud computing é uma necessidade nos dias de hoje e uma certeza para o futuro. Se sua empresa deseja se estabelecer e se posicionar como competidora, deve adotar a tecnologia.
E como toda organização quer sempre a melhor solução, com o melhor custo x benefício, naturalmente os olhos se voltam para os produtos TOTVS.
A empresa brasileira, referência em tecnologia e inovação, possui toda uma plataforma de serviços como ERP e CRM para gestão completa e eficiente do seu negócio.
E o melhor de tudo: 100% na nuvem!
Por isso, a TOTVS desenvolveu sua própria nuvem: a TOTVS Cloud!
TOTVS Cloud
A TOTVS Cloud é a melhor nuvem para quem usa qualquer solução TOTVS, pois proporciona mais agilidade e segurança para sua empresa, que deixa a administração dos nossos sistemas na mão de equipe dedicada.
Assim, pode economizar até 45% do valor que atualmente paga em infraestrutura, licenciamento e gestão de ERP.
Visite a página da TOTVS Cloud e conheça mais sobre a solução inovadora que pode transformar a gestão das suas ferramentas e recursos!
Conclusão
Conseguiu entender as características e as diferenças dos tipos de cloud computing?
Conforme mencionado, essa tecnologia está em alta e cada vez mais empresas apostam nos serviços em nuvem para hospedar e armazenar seus sistemas e dados.
Por isso, é essencial que você domine o assunto e tenha condições de tomar uma decisão vantajosa para o seu negócio.
Gostou deste artigo? Que tal aprender um pouco mais sobre o tema? Conheça os 7 desafios de cloud computing para as empresas brasileiras!
Deixe aqui seu comentário