Promoção e prevenção na saúde: diferenças e estratégias

Equipe TOTVS | 26 junho, 2024

Apesar de utilizadas como sinônimos com frequência, promoção e prevenção na saúde são conceitos com abordagens distintas. 

Os dois são temas complementares e essenciais para empresas que buscam garantir o bem-estar de seus colaboradores e entender as diferenças entre eles é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais saudável. 

Ao longo deste conteúdo, vamos entender as definições de promoção e prevenção na área da saúde, como elas se relacionam e o papel de cada uma no contexto corporativo.

Continue a leitura para conferir!

Qual a diferença entre promoção e prevenção na saúde?

Embora relacionadas, promoção e prevenção são conceitos diferentes na área da saúde. Enquanto a promoção da saúde busca incentivar hábitos mais saudáveis para garantir a qualidade de vida, a prevenção traz ações específicas para evitar o surgimento de doenças. 

Os dois têm um objetivo em comum: oferecer condições para uma vida plena e saudável aos cidadãos brasileiros. Contudo, para alcançar esse foco, agem de maneiras diferentes.

Para entender melhor essas aplicações, vamos nos aprofundar nas características de cada conceito e nas distinções entre eles. 

Promoção de saúde

A promoção da saúde é um conceito mais amplo, voltado para melhorar a qualidade de vida geral. O objetivo é incentivar e capacitar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as ações de promoção da saúde buscam “reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizar completamente seu potencial de saúde”.

Essa definição está descrita na Carta de Ottawa, importante documento sobre o qual falaremos com mais detalhes ainda neste conteúdo. 

Antes, vamos compreender o conceito de prevenção de saúde e a importância da atuação em conjunto com a promoção na saúde. 

Prevenção de saúde

A prevenção de saúde, por sua vez, atua de forma mais específica. Neste caso, o foco é identificar riscos e, a partir disso, desenvolver ações para reduzir o surgimento e o agravamento de doenças.

Isso inclui ações como vacinação, exames médicos regulares e campanhas de conscientização sobre doenças específicas. 

No cenário corporativo, isso também se estende para  a promoção de medidas de segurança no trabalho para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, por exemplo.

A importância da promoção e prevenção na saúde

Promoção e prevenção na saúde são duas concepções fundamentais para melhorar a qualidade de vida e reduzir a incidência de doenças na população. 

Quando a promoção de saúde é aplicada de maneira eficiente, é possível garantir o bem-estar físico e mental, bem como aumentar a longevidade das comunidades. 

Aliada à promoção, a prevenção na saúde atua como uma linha de defesa contra o desenvolvimento de doenças com medidas que ajudam a detectar e tratar condições médicas em estágios iniciais.

Isso é um passo essencial para evitar surtos de doenças transmissíveis, gerenciar condições crônicas e amenizar o nível de agravamento das condições médicas.

Como consequência, reduz-se também a necessidade de intervenções médicas de emergência, o que desafoga o atendimento nas unidades de saúde e contribui para um serviço de maior qualidade na medicina preventiva

A importância desses conceitos aplicados nas empresas

Empresas que investem em programas de bem-estar e medidas preventivas de saúde podem observar inúmeros benefícios no desenvolvimento do negócio e dos colaboradores.

Para ter uma visão deste impacto, basta avaliar a pesquisa “A experiência de vida no trabalho”, realizada pela Sodexo em parceria com a YouGov.

O estudo revelou que 51% dos entrevistados elencaram o estresse no trabalho como principal motivo para uma saúde mental ruim.

Além disso, 49% dos participantes destacaram a falta de tempo para fazer exercícios como motivo relacionado ao trabalho para uma saúde física ruim. 

Esses dados deixam claro a relação entre qualidade de vida e o âmbito profissional: colaboradores que atuam em um ambiente sem suporte para a saúde física e mental tendem a ficar menos satisfeitos e, consequentemente, menos engajados.

Por isso, a promoção e prevenção na saúde tornam-se temas tão importantes a nível corporativo. 

Quando integradas às políticas empresariais, elas são capazes de melhorar a saúde ocupacional, a segurança e a felicidade de seus colaboradores.

Trabalhadores saudáveis são mais felizes, menos propensos a faltar ao trabalho e mais produtivos. Ou seja, essas ações contribuem não apenas para a qualidade de vida da equipe, mas também para o crescimento sustentável da empresa.

Exemplos de promoção e prevenção da saúde

Já citamos medidas importantes de prevenção, como a vacinação e a conscientização sobre doenças, mas elencamos também outros exemplos importantes, como:

  • Campanhas de conscientização sobre saúde mental;
  • Incentivo a check-up regulares e acompanhamento médico;
  • Oferta de treinamentos de ergonomia e segurança nas empresas;
  • Programas e campanhas de vacinação contra a gripe e outras doenças;
  • Oferta de medicamentos e acompanhamento adequado para controlar fatores de risco. 

Além dos pontos de prevenção, também podemos citar ações de promoção da saúde fundamentais para o bem-estar geral, como:

  • Suporte físico e psicológico no ambiente de trabalho;
  • Criação de políticas e ambientes que favoreçam o bem-estar;
  • Conscientização e suporte para o abandono de práticas nocivas, como o tabagismo;
  • Implementação de programas internos e benefícios flexíveis voltados para o bem-estar dos colaboradores;
  • Campanhas educativas que incentivem hábitos mais saudáveis, como alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos.

Juntas, essas duas esferas são capazes de promover condições acessíveis para os cuidados adequados com a saúde física e mental dos indivíduos, direcionando esforços para um principal objetivo previsto na Carta de Ottawa: alcançar a equidade em saúde. 

Promoção da saúde e a Carta de Ottawa

Quando pensamos em promoção da saúde, não podemos deixar de falar sobre a Carta de Ottawa, documento que reúne diretrizes voltadas para a oferta de saúde de maneira igualitária para a população mundial.

Esse documento foi desenvolvido durante a primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, que aconteceu em 1986, em Ottawa, capital do Canadá.

No evento, organizado pela OMS, o Ministério de Saúde e Bem Estar Social do Canadá e a Associação Canadense de Saúde Pública, estavam reunidos representantes de 38 países. 

Como vimos anteriormente neste conteúdo, a carta traz uma definição para os objetivos do conceito de promoção da saúde, mas ela vai muito além disso e descreve também as condições básicas essenciais para a saúde.

São elas:

  • Paz;
  • Renda;
  • Educação;
  • Habitação;
  • Alimentação;
  • Ecossistema estável;
  • Recursos sustentáveis;
  • Justiça social e equidade.

No cenário corporativo, o documento destaca o papel das empresas na busca pela oferta dessas condições.

A carta diz que “a organização social do trabalho deveria contribuir para a constituição de uma sociedade mais saudável. A promoção da saúde gera condições de vida e trabalho seguras, estimulantes, satisfatórias e agradáveis”.

TOTVS Saúde Planos – Linha Protheus

Hoje, o uso de tecnologia é um pilar importante no gerenciamento das ações voltadas para o bem-estar e para a qualidade de vida da população.

Alinhado ao objetivo de promover melhores condições e acesso à saúde, o TOTVS Saúde Planos – Linha Protheus traz soluções para ajudar o segmento de planos e seguros de saúde a garantir serviços de qualidade.

Além de assegurar maior eficiência na gestão de diferentes tipos de planos e no atendimento aos beneficiários, o sistema permite o cumprimento de todas as exigências legais junto à Receita Federal e a ANS.

Com ele, é possível gerenciar contratos, auditorias e autorizações de exames, assim como integrar com módulos do TOTVS Backoffice – Linha Protheus para auxiliar na administração da operadora.

Você ainda pode oferecer um portal exclusivo para clientes corporativos, que contam com um espaço para realizar procedimentos essenciais, como incluir ou excluir beneficiários e emitir cartões, por exemplo. 

Prestadores de serviços e beneficiários também podem acessar portais exclusivos, que facilitam o atendimento e garantem a autonomia para pedir autorizações para exames e procedimentos,  solicitar 2ª via de pagamento e muito mais!

Conheça o TOTVS Saúde Planos – Linha Protheus e garanta uma gestão eficiente da sua operadora de saúde!

Conclusão

Saúde física e mental são dois pilares fundamentais para a qualidade de vida geral, por isso a  promoção e prevenção na saúde torna-se um tema de importância global, pautado inclusive em documento oficial (a Carta de Ottawa), como vimos neste conteúdo.

Para as empresas, a implementação de estratégias que visam esses cuidados com a saúde pode transformar o ambiente corporativo em um espaço mais saudável e harmonioso.

Empresas que investem na saúde física e mental de seus colaboradores não apenas reduzem custos com afastamentos e doenças ocupacionais, mas também aumentam a motivação e a satisfação da equipe.

Para garantir esses benefícios, as organizações precisam estabelecer políticas claras de saúde e bem-estar, oferecer acesso a recursos de saúde física e mental e criar uma cultura organizacional que valorize e incentive hábitos saudáveis.

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre sugestões de melhorias no trabalho para descobrir como transformar o ambiente laboral e garantir condições mais favoráveis a sua equipe.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.