Quando uma empresa se refere ao seu core business, ela está falando sobre o seu foco de atuação principal no mercado, ou seja, o coração da organização, que baseará todas as ações e estratégias do negócio.
Exemplificando, é possível dizer que o core business de uma instituição financeira é realizar o empréstimo de dinheiro, o de uma indústria têxtil é produzir tecidos e peças de vestuário e por aí vai. Se você quer saber mais sobre o que é core business e como identificar o da sua empresa, continue a leitura deste texto!
O que é o core business?
Em uma tradução livre, o core business tem o significado de “centro do negócio”, ou “núcleo do negócio”, onde se encontra o “DNA da empresa” e aquilo que a diferencia da concorrência.
O núcleo de um negócio define todo o propósito de sua existência. A partir dele é que a empresa pode se encaixar em um nicho de mercado e atender às dores dos clientes, em uma atividade específica.
O que sua empresa faz de melhor? Qual o ponto forte da organização e no que se destaca em relação ao mercado? O core business pode estar ligado aos produtos, ao atendimento, aos clientes, ou às inovações tecnológicas, por exemplo.
Dessa forma, a força do seu negócio pode vir de vários pontos diferentes. Por isso, é fundamental conseguir identificar sua atividade central, para concentrar investimentos, planos e ações estratégicas, mantendo os princípios da organização enquanto ela cresce.
A importância de conhecer o seu core business
O que está no escopo das soluções trazidas pela organização? Um plano estratégico de negócios trata o core business como aquilo que é oferecido por uma empresa aos seus clientes, seja em matéria de produtos ou serviços.
O core business necessariamente deve estar alinhado ao plano de negócios de uma empresa. Isso inclui a clássica trinca: missão, visão e valores; e se estende às políticas internas e à forma de abordar problemas e relacionamentos.
Definir o núcleo do negócio com clareza, portanto, permite conhecer seus pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos, servindo como um guia para sua atuação e aperfeiçoamento.
Vale ressaltar que, por mais que esteja ligado à estratégia de negócios, a definição da atividade central da empresa vem antes do planejamento, sendo que um único core business pode ser utilizado em diversas estratégias diferenciadas, e até mesmo em segmentos distintos.
Como identificar o core business da sua empresa?
O core business de uma empresa é a que a faz dar o primeiro passo nos negócios, mas nada impede que os pontos fortes da organização sejam descobertos com o tempo, ou que mudem ao longo do processo.
Diferenciar-se de outras marcas não é o suficiente, pois é preciso provar as vantagens trazidas pela companhia, assim como o valor que ela possui com o público.
Dessa forma, quanto mais específica e particular for a definição da atividade central, maiores as chances de crescer e criar uma base forte de clientes. Para identificar o core business, é necessário levantar algumas perguntas. Confira a seguir!
O que a empresa faz de melhor?
Primeiramente, é necessário pensar na seguinte questão: o que a empresa faz? Qual é seu objetivo? Lembre-se de que a resposta vai além da parte prática. O core business de uma empresa de artigos esportivos vai além de produzir chuteiras, por exemplo. Trata-se também de ajudar os atletas a terem um melhor desempenho.
Quais são os diferenciais da sua marca?
Depois, é hora de trazer à tona todos os elementos que tornam o negócio único, ou seja, que nenhuma empresa pode fazer igual. Empresas concorrentes podem até oferecer o mesmo produto ou serviço, mas o diferencial pode estar na qualidade, no discurso, na novidade, no atendimento, na relação ou no customer experience.
Quem é seu público-alvo?
Qual o perfil de cliente que sua empresa quer atrair e conquistar? Ao imaginar o público-alvo e definir a persona do seu cliente ideal, é possível determinar os problemas que ele gostaria de solucionar, e se sua marca pode resolver essa dor. Se você mesmo se encaixar nesse público, melhor ainda!
Quais são os canais de venda e pontos de contato?
Determine onde seu negócio estará presente. Saber onde estabelecer pontos de atuação e venda e os lugares em que seus produtos ou serviços serão mais procurados, ajuda a definir com mais clareza qual é o seu núcleo de negócio, assim como a maneira de entrar em contato com o público e entender seus hábitos de consumo.
Se sua presença é muito forte nas redes sociais, por exemplo, já é possível observar que o negócio da sua empresa se relaciona bem com uma faixa etária mais jovem de clientes.
Foque no crescimento do seu negócio
Neste conteúdo, falamos sobre o conceito e a definição de core business, mostrando sua importância para o sucesso de uma empresa e trazendo dicas importantes para saber identificar o foco central do seu negócio e aplicar seus benefícios no dia a dia.
A TOTVS acredita no Brasil que faz, e descobrir como sua empresa gera valor e se destaca em relação à concorrência é o primeiro passo para uma trajetória de sucesso. Nossos softwares e sistemas de gestão estão preparados para ajudar a otimizar seus processos.
Atendendo a organizações de mais de 12 segmentos de mercado, sejam empresas de pequeno, médio ou grande porte, somos referência em tecnologia e inovação. Se você quer saber mais sobre gestão de negócios, confira agora nosso artigo sobre a transformação digital. E, para receber novos posts em seu e-mail, não se esqueça de assinar a newsletter!
Deixe aqui seu comentário