Gestão empresarial: tipos, como aplicar, carreira e mais

Escrito por Equipe TOTVS
Última atualização em 25 agosto, 2023

O mundo dos negócios é um universo cheio de oportunidades e desafios, mas, para garantir uma jornada tranquila e bem sucedida nesse espaço, a gestão empresarial tem papel fundamental.

A gestão envolve planejamento estratégico, administração de recursos e implementação de ações para garantir o desenvolvimento da empresa com eficiência.

O processo nem sempre é fácil, mas existem ferramentas e alguns cuidados especiais que ajudam a simplificar essa tarefa e, principalmente, a garantir uma gestão de alto desempenho.

Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir quais são essas ferramentas e cuidados, bem como entender a importância da gestão estratégica para empresas. 

erp cloud

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial reúne planejamento, ferramentas e estratégias com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões e garantir os melhores resultados para a organização.

É sobre conduzir a empresa na direção certa.

Para isso, a gestão inclui todas as tarefas e responsabilidades que acompanham a administração de um negócio, desde a definição de metas e o controle de recursos até a organização de ações estratégicas e gestão de pessoas.

Ou seja, é um processo presente em todas as áreas da empresa e que exerce um papel fundamental no desenvolvimento, assim como no sucesso do negócio. 

Qual a importância da gestão empresarial?

A falta de planejamento e a gestão ineficiente estão entre as principais causas para o fechamento de empresas no Brasil. Isso foi o que revelou uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que avaliou a taxa de sobrevivência de negócios no país.

Segundo o relatório, 17% dos entrevistados afirmaram não ter feito nenhum planejamento e 59% disseram ter definido um plano para, no máximo, seis meses.

Além disso, a pesquisa indicou que as empresas que sobreviveram após a abertura e durante o período de pandemia de Covid-19 mostraram-se mais ativas na gestão estratégica do negócio.

Esses dados comprovam a importância de um plano de gestão empresarial bem estruturado para manter o desenvolvimento sustentável, mesmo diante de situações externas, como foi o caso da pandemia. 

Com uma boa gestão, é possível se preparar para imprevistos e garantir a manutenção do negócio. Existem também outras vantagens, como:

  • ganho de vantagem competitiva;
  • equipe motivada e mais produtiva;
  • processos e planejamentos mais eficientes;
  • maior adaptabilidade e capacidade de inovação;
  • direcionamento mais acertado na tomada de decisões.

Os tipos de gestão empresarial

Dentro da gestão estratégica empresarial, existem diferentes metodologias que podem ser aplicadas pelos gestores como base para guiar o planejamento e as ações do negócio.

Os diferentes tipos de gerenciamento podem ser escolhidos de acordo com o contexto e as necessidades da empresa, garantindo assim uma condução mais precisa e personalizada. 

Conheça os principais modelos de gestão existentes. 

Gestão de excelência

O foco desse modelo é a melhoria contínua de processos, buscando a excelência e tendo como base exemplos das melhores empresas do mundo.

Esse tipo de gestão é conhecida como Modelo de Excelência de Gestão, ou simplesmente MEG. 

Com ele, o gestor observa os mínimos detalhes de cada operação com o objetivo de alcançar um nível de alta qualidade na execução e, consequentemente, chegar a resultados cada vez melhores.

Gestão com foco em processos

Como o nome sugere, essa gestão foca nos processos organizacionais. Para isso, as ações são planejadas com o objetivo de otimizar esses processos.

A ideia é parecida com a gestão de excelência, no entanto o foco desse modelo não é atingir a perfeição a qualquer custo, mas sim aplicar as ações estratégicas planejadas, ajustando-as de acordo com os resultados.

Dessa forma, é possível aprimorar os processos cada vez mais sem perder a agilidade na execução do planejamento. 

Gestão com foco em resultados

Ao contrário do modelo anterior, esse tipo de gestão preza pela rapidez nos resultados, sem a necessidade de um planejamento a longo prazo.

O objetivo aqui é pensar no presente e voltar todos os esforços para conquistar resultados. Por isso, esse costuma ser um modelo muito utilizado por empresas que passam por algum tipo de dificuldade.

Gestão para gerar valor

Conhecida como gestão por cadeia de valor, esse método tem como foco metas específicas e busca agregar valor nos processos – e para o negócio como um todo.

Para isso, o gerenciamento acompanha a movimentação do mercado e do público-alvo, visando atender as demandas, expectativas e preferências identificadas. 

Dessa forma, a gestão por cadeia de valor apresenta ações mais personalizadas e não costuma contar com processos muito padronizados, mas sim flexíveis e adaptáveis.

É um modelo muito comum em setores que passam por mudanças e atualizações constantes, como o segmento de tecnologia, por exemplo. 

Gestão com foco em inovação

Na gestão com foco em inovação o impulso é a competitividade e, para isso, o método visa ações para manter-se à frente no mercado.

Ou seja, processos voltados para a inovação, seja em projetos, produtos e serviços ou operações internas, são a base desse modelo de gerenciamento empresarial.

Assim como a gestão para gerar valor, o método com foco em inovação também se encaixa muito bem em empresas que precisam dessa atualização constante para atender as demandas e, mais do que isso, diferenciar-se no mercado.

Exemplo disso são as empresas de tecnologia e software, que buscam o pioneirismo e podem ampliar o seu market share a partir dele. 

Gestão de melhoria contínua

A gestão de melhoria contínua atua na identificação de falhas e na implementação de ações para reduzir os erros presentes em processos internos.

Nesse modelo de gestão, é interessante aplicar métodos como o ciclo de Deming, também conhecido como ciclo PDCA, que tem como foco exatamente o gerenciamento e monitoramento das melhorias colocadas em prática.

A metodologia visa o controle das atividades e a padronização de ações a partir das falhas previamente identificadas – tudo com o objetivo de otimizar processos e diminuir os erros na gestão.

O ciclo funciona em quatro etapas, identificadas pelas letras na sigla PDCA:

  • Plan (planejar): fase de análise de informações para definição de estratégias e metas;
  • Do (fazer): etapa voltada para a execução das ações definidas no planejamento;
  • Check (checar): verificação das ações executadas e dos resultados obtidos;
  • Act (agir): definição de padrões para atividades de acordo com as análises. 

Com esse ciclo, que pode ser repetido quantas vezes forem necessárias e com diferentes focos, o gestor consegue promover a melhoria contínua de atividades internas. 

A carreira em gestão de empresas

Para que a administração flua com eficiência, é necessário contar com um bom gestor empresarial, carreira abrangente e fundamental na área corporativa.

Esse profissional é o responsável por cuidar do planejamento, da organização e da coordenação de atividades da empresa, assim como acompanhar a rotina do negócio como um todo.

O cargo é flexível, o que permite ao profissional atuar em diferentes áreas de uma organização, como recursos humanos, setor financeiro e até mesmo marketing ou vendas. 

Para isso, é possível escolher uma formação em administração e focar em cursos de gestão empresarial mais específicos, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades, como inteligência de mercado, comunicação e gestão de crises, por exemplo. 

Como aplicar uma gestão estratégica empresarial?

Existem alguns fatores que servem como pilares para uma gestão estratégica e realmente eficiente nas empresas. São eles que contribuem para resultados cada vez melhores.

Confira a seguir quais são essas ações práticas, que vão ajudar você a estabelecer uma gestão de alta performance. 

Faça um mapeamento da empresa

Primeiro, você precisa definir seus objetivos de negócios e, para isso, é necessário conhecer o cenário atual da empresa.

Saber quais são seus pontos fortes, quais dificuldades você tem enfrentado e o que tem falhado no dia a dia da organização é fundamental para estabelecer metas que condizem com a sua situação e realmente vão contribuir para o sucesso do negócio.

Nesse contexto, a análise SWOT é uma grande aliada. A ferramenta ajuda a identificar, de maneira clara e objetiva, as oportunidades, forças, fraquezas e ameaças da sua empresa, tanto relacionadas a fatores internos como externos.

Essa análise vai trazer insights poderosos e ajudar na avaliação de pontos a serem melhorados, bem como de pontos a serem aproveitados, contribuindo para um planejamento mais eficiente.

Crie um planejamento

Agora que você sabe onde está, pode começar a planejar sua rota. Aqui, é importante definir ações para alcançar determinados objetivos de acordo com o que foi avaliado anteriormente.

Esses objetivos podem ser qualquer coisa, desde aumentar as vendas em 20% até a expansão para um novo mercado, mas é importante ser o mais específico possível.

Dessa forma, você consegue avaliar com maior precisão quais são os passos necessários para alcançar essas metas, bem como definir as melhores estratégias para isso.

Considere também os recursos que serão utilizados, como capital financeiro, profissionais específicos e ferramentas tecnológicas.

Monitore KPIs do negócio

Agora é hora de colocar seu plano em ação, mas lembre-se: as condições podem mudar. Seja por alterações no mercado, comportamento do público ou por mudanças da própria empresa, algumas ações aplicadas podem perder o sentido com o passar do tempo.

Por isso, monitorar os KPIs do negócio é uma das tarefas mais importantes na gestão empresarial. 

Revise regularmente seu desempenho usando as principais métricas para garantir que você esteja no caminho certo e não tenha medo de ajustar estratégias quando identificar essa necessidade.

Contrate profissionais qualificados

Todos os passos anteriores são fundamentais, mas não funcionam sem profissionais especializados na área. 

Uma boa gestão depende de pessoas qualificadas à frente do planejamento, dos processos e, claro, do gerenciamento de tudo isso. 

Assim, contratar profissionais especializados e preparados para lidar com a gestão – e também com a execução das ações – é um fator indispensável.

Monte uma equipe com habilidades e competências alinhadas às necessidades do negócio e ao perfil da empresa, mas também lembre-se de oferecer qualificação a partir de treinamentos, workshops e cursos para os colaboradores.

Utilize ferramentas de gestão empresarial

Na prática, existem fatores que podem auxiliar a gestão e também o monitoramento dos processos. É o caso das ferramentas de gestão, como a análise SWOT e o ciclo PDCA, sobre os quais já falamos neste conteúdo.

Além deles, alguns exemplos de ferramentas de gestão empresarial para aplicar no seu negócio são:

Cada metodologia conta com características e objetivos específicos, por isso podem ser aplicadas em diferentes momentos da sua empresa, bem como para diversas finalidades. 

Tenha a tecnologia como aliada

Com a chegada da tecnologia, muitas tarefas rotineiras foram simplificadas, tanto na vida pessoal como profissional. A gestão de empresas foi uma delas.

As soluções tecnológicas empresariais permitem automatizar processos repetitivos, coletar dados relevantes para o desenvolvimento do negócio e otimizar tarefas, das mais simples às mais complexas.

São diversas opções disponíveis no mercado hoje, mas aqui vão alguns exemplos muito úteis:

Conheça os sistemas de gestão da TOTVS

Falando em tecnologia, sistemas de gestão empresarial como os desenvolvidos pela TOTVS trazem diversas funcionalidades em uma única plataforma, integrando setores e processos para facilitar a administração do seu negócio.

Os ERPs da TOTVS foram pensados para acompanhar o crescimento da sua empresa, por isso, são flexíveis e permitem a integração de processos.

Os sistemas estão preparados para atuar em diferentes áreas, desde a administrativa até a contábil. 

Para isso, reúnem soluções fiscais, de vendas, business intelligence e muito mais, entregando uma solução completa de administração para tornar a sua gestão mais estratégica.

Conheça os sistemas de gestão da TOTVS e garanta eficiência para o seu negócio!

Nova call to action

Conclusão

A gestão empresarial é a base para o funcionamento e desenvolvimento de qualquer negócio. Sem ela, o desempenho da empresa no mercado pode ser prejudicado.

Como vimos ao longo deste conteúdo, a tarefa de gerenciar uma empresa exige visão estratégica, planejamento e execução de ações implementadas com base em dados.

Na prática, esse processo pode contar com o apoio de ferramentas de gestão, profissionais especializados e, claro, da tecnologia.

Com sistemas de gestão como os desenvolvidos pela TOTVS, é possível garantir a automação de processos e direcionar o foco da equipe para movimentos mais estratégicos, que vão garantir a vantagem competitiva no mercado.

Para saber como potencializar os resultados, complemente seu conhecimento com a leitura do nosso artigo sobre plano de negócios

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.