O conceito de m2m (machine-to-machine) vem se desenvolvendo cada vez mais. A tecnologia já pode ser aplicada em diversos segmentos para facilitar processos e reduzir custos. Entenda mais sobre essa solução e como ela pode beneficiar seu negócio.
Como o machine-to-machine funciona?
É possível definir o que é m2m pensando na troca de dados entre máquinas através de uma rede. É uma tecnologia muito versátil que pode ser usada para automatizar, otimizar e agilizar os processos que envolvem a captação e o tratamento de dados.
Essa comunicação entre máquinas pode ser observada em nosso dia a dia, desde maquininhas de cartão de débito e crédito, até mesmo em um sistema de alarme de segurança.
A solução permite coletar dados sobre diversos eventos, como mudanças climáticas, controle de entregas, níveis de estoque de uma empresa etc. Isso melhora a qualidade dos serviços, além de prever problemas com antecedência.
A telemetria é um conceito, trata-se de um método eficaz na comunicação entre dois dispositivos, muito usado na F1. Aqui, um sensor monitora e capta dados sobre um determinado fenômeno no carro, repassando via ondas de rádio, para um computador decodificar.
Após esses dados serem processados, é possível melhorar o automóvel e sua performance. O m2m é uma evolução direta da da telemetria, no qual descreve tecnologias com acesso a rede, sem um auxílio manual.
Diferença entre IoT e m2m
A diferença entre IoT e m2m, na verdade, baseia-se no fato de que uma coisa faz parte da outra. Ou seja, o machine-to-machine é uma parte do que entendemos como Internet das Coisas.
IoT se trata do uso de dispositivos inteligentes (como smartphones e smartwatches) que estão conectados e interagem entre si. Assim, criam uma rede integrada de monitoramento, cruzando informações que ficam disponíveis para o gestor. É uma tendência tecnológica que vem sendo cada vez mais implementada para a otimização dos negócios.
Já o m2m tem a ver com uma parte específica dessa tecnologia. Isso porque diz respeito à utilização de uma rede sem fio para máquinas se comunicarem. Assim, podem monitorar e controlar processos sem a intervenção humana.
Quais os benefícios?
Agora que você já entendeu melhor o m2m e o significado desse conceito, podemos analisar os principais benefícios que essa tecnologia proporciona.
Monitoramento remoto
Dentre as principais vantagens em ter o machine-to-machine no seu negócio está o monitoramento remoto. Com essa função, é possível monitorar equipamentos, sistemas, dispositivos e outros ativos de forma independente. Isso torna os processos mais práticos e permite um maior controle.
Diminuição de gastos
A redução de custos é viável com a sua utilização, porque não há um custo alto de inatividade, instalação ou manutenção. Também é possível economizar programando as máquinas para reduzirem o consumo, seja de energia, de dados etc.
Melhor desempenho
Essa tecnologia também permite o acompanhamento de desempenho individual de cada máquina. Com isso, é possível melhorar a performance das linhas de produção de um modo geral. A visualização dos dados de produção em tempo real facilita processos como o da manufatura, aumentando a produtividade.
Mais segurança
Para melhorar a segurança no ambiente de trabalho, o machine-to-machine permite a execução de tarefas perigosas remotamente. Possibilitando fazer até mesmo medições ou outras atividades em lugares insalubres.
Aplicações da tecnologia
Como mencionamos anteriormente, o m2m é muito versátil, podendo ser aplicado em diversos segmentos. Para ilustrar melhor isso, veja alguns exemplos práticos:
Indústria
Um dos principais setores que se beneficia do uso dessa tecnologia, é a indústria. Os dados coletados são usados em um sistema de gestão para que sejam feitos ajustes na cadeia produtiva. Assim, é possível reduzir custos, aperfeiçoar processos e impulsionar receitas.
Cidades inteligentes
No conceito de cidades inteligentes, é possível controlar muitas atividades através de sistemas. Por exemplo, inteligências artificiais poderiam controlar semáforos, gasto de água, monitorar o trânsito, o uso de energia etc.
Saúde
Imagine poder agir imediatamente em uma crise de um paciente. Isso poderá ser viável num futuro próximo com o auxílio do machine-to-machine. Por meio de sensores de monitoramento, é possível analisar suas condições físicas e até o ambiente ao seu redor.
Negócios no futuro
Além do machine-to-machine, existem diversas outras tecnologias que podem revolucionar o mercado e o mundo. A inteligência artificial, por exemplo, já é muito utilizada para automatizar processos nas empresas.
Entenda mais sobre essa tecnologia e quais suas vantagens para os negócios.
Deixe aqui seu comentário