O conceito de machine learning pode ser compreendido como uma derivação da inteligência artificial. E consiste em analisar um grande volume de dados, a partir de algoritmos e metodologias estatísticas, criando padrões e previsões de cenários.
Um de seus principais diferenciais se concentra no fato de dispensar rotinas inseridas manualmente, já que o sistema tem a habilidade de aprender e executar atividades com precisão. Se você quer saber mais sobre o machine learning e seu impacto nos negócios, continue a leitura e descubra!
Machine learning e inteligência artificial: quais as diferenças?
Inteligência artificial e machine learning são conceitos que estão conectados. O aprendizado de máquina é um sistema inteligente, apto à aprendizagem por meio de histórico de dados, algoritmos e diferentes métodos, que podem mudar de acordo com o objetivo.
Enquanto a inteligência artificial consiste em um conjunto de mecanismos computacionais que se espelham no comportamento dos humanos para a resolução de problemas, o aprendizado de máquina aprimora seu desempenho a partir da própria experiência.
Ou seja, no campo da IA, a tecnologia simula o pensamento humano em uma máquina. No machine learning, ela aprende e evolui por si só, e, quanto mais trabalha, mais se desenvolve, rearranjando sua abordagem de maneira autônoma, com o mínimo de interferência.
Como o machine learning funciona?
Partindo do princípio do aprendizado das máquinas com uma quantidade de dados expressiva, o processo de machine learning permite identificar padrões e tendências. Mas como, de fato, funciona o machine learning? Confira a seguir.
Algoritmos
Agindo como um dos pilares do machine learning, os algoritmos somam experiências com diversas amostras de dados. Nesse sentido, podem se basear em dois modelos:
- Modelo supervisionado: na abordagem supervisionada, o algoritmo constrói seu processo de aprendizagem com dados que oferecem respostas. Por meio da entrada e saída de dados, o mecanismo é capaz de entender o que é “certo” e “errado”,
- Modelo não-supervisionado: nessa modalidade, os dados que alimentam o sistema não contém respostas, de forma que os efeitos das variáveis não podem ser previstos. Dessa forma, o padrão encontrado determina os resultados e o direcionamento do filtro.
Métodos
O aprendizado de máquina utiliza métodos estatísticos na busca pelos objetivos pré-determinados. A metodologia aplicada pode ser com regressão, classificação, ou clustering, por exemplo. Falaremos um pouco de cada um a seguir.
- Regressão: aplicado na aprendizagem supervisionada, na regressão é realizado um mapeamento das variáveis de entrada, determinando características e prevendo resultados de saída;
- Classificação: outra modalidade de aprendizado supervisionado, aqui a resposta pode ter mais de uma variável. Dessa forma, é possível direcionar as respostas com mais precisão,
- Clustering: colocando-se no campo da aprendizagem não-supervisionada, se baseia em um banco de dados onde os efeitos das variáveis não são considerados. Dessa forma, a padronização é feita com os dados reunidos conforme seu comportamento.
Benefícios do machine learning nos negócios
O conceito do machine learning pode ser aplicado em diversos setores, desde varejo até distribuição, financeiro, marketing e industrial, por exemplo. Visto que grande parte das empresas atuais usam dados para alavancar suas operações, o machine learning torna-se cada vez mais importante.
Entre seus principais benefícios, podemos citar: a agilidade ao processar dados, analisá-los e identificar informações e insights relevantes; a análise preditiva, inclusive no comportamento de clientes e consumidores; a detecção e o fortalecimento da segurança contra invasões e fraudes.
Dessa forma, as ferramentas do aprendizado de máquina se tornam fortes aliadas na tomada de decisão dos gestores, na busca por maior produtividade, diminuição de custos e aumento dos lucros, trazendo destaque sobre a concorrência.
Todo o processo do machine learning é fundamental na otimização de rotinas dentro das empresas, com soluções que melhoram, entre outros pontos, a gestão de estoque as vendas, a previsão de receitas e o acompanhamento da jornada digital, que pode ter seu início com assistentes virtuais nos e-commerces, por exemplo.
Otimize o machine learning com a TOTVS
Até aqui, você pôde perceber que, com o aprendizado de máquina, é possível lidar com uma análise de dados maior e mais complexa, com resultados mais rápidos e precisos, mesmo que em um volume massivo. Dessa forma, sua empresa se torna muito mais apta a identificar oportunidades de negócios e evitar riscos desnecessários.
Ao longo deste conteúdo, nos aprofundamos no conceito de machine learning, explicando suas diferenças com a inteligência artificial, seu funcionamento e as vantagens que essa tecnologia pode trazer à sua organização.
A TOTVS acredita no Brasil que faz, e está pronta para atender empresas de mais de 12 segmentos, com soluções que se encaixam na dinâmica de empresas de pequeno, médio e grande porte. Somos referência em tecnologia e inovação, atuando em toda a América Latina.
Se você gostou deste post e quer conhecer mais sobre o assunto, leia agora nosso artigo sobre análise de dados. Não se esqueça de continuar acompanhando o blog e assinar a newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail.
Deixe aqui seu comentário