Quando você busca uma informação, prefere um conteúdo complexo e difícil de entender ou explicativo, prático e inteligente? É provável que opte pela segunda alternativa. Na hora de atender a um cliente, essa também deve ser a prerrogativa. É isso que a metodologia KCS propõe.
O Knowledge Centered Support é um método que busca adaptar o atendimento aos usuários e melhorar a forma de interação entre clientes e serviços técnicos.
Isso acontece pela ênfase no conhecimento como um ativo crítico, que gera valor para a organização e é capaz de alavancar os resultados.
A TOTVS começou a implementar a metodologia KCS no negócio e já conquistou excelentes resultados no atendimento aos clientes.
Que tal entender mais sobre essa abordagem, sua importância, como aplicá-la e ainda conferir o case da TOTVS no uso do KCS?
Conversamos com a gestora executiva de Customer Experience, Luciola Eboni, que tem acompanhado de perto as melhorias proporcionadas pelo KCS.
Que tal saber mais? Boa leitura!
O que é KCS (Knowledge Centered Service)?
KCS (Knowledge Centered Support) é uma metodologia em que as equipes de suporte atendem a clientes, funcionários e ao sistema em tempo real. Ao mesmo tempo, a documentação técnica é atualizada e fica disponível a todos os interessados.
Em um primeiro momento, pode ser um pouco complexo entender esse tema, especialmente para quem é novato no conceito de Suporte Centrado no Conhecimento.
Basicamente, empresas baseadas em KCS buscam a melhoria contínua no suporte técnico e Customer Service, possibilitando que os responsáveis por esses processos entreguem maior valor aos clientes, funcionários e stakeholders que atendem.
Desse modo, toda vez que um problema é resolvido, o conhecimento gerado é armazenado na documentação parte da base técnica da empresa, tornando-a facilmente acessível.
Em termos bastante simples, o método KCS visa à transferência de conhecimento em uma linguagem simples de ser entendida por todos.
Por isso, os conteúdos se tornam democráticos e orientam o cliente da melhor forma possível.
Mais que isso, essa metodologia deixa de ser algo a fazer para solucionar um problema. Ela vira, na realidade, a forma pela qual os imprevistos são resolvidos.
Devido a essa característica, ela é bastante aplicada no suporte, porque ajuda a superar os gargalos existentes.
Em outras palavras, o cliente tem as respostas de que precisa e os soluciona até sem precisar da ajuda de algum agente.
“O KCS vem justamente para isso, para que o cliente tenha autonomia para resolver o problema sozinho e para que nós possamos diminuir o gargalo no suporte, que pode ser tanto no volume de solicitações quanto na falta de conhecimento dos agentes”, conta Luciola Eboni.
A ideia é fornecer um conteúdo objetivo e de boa qualidade, que sane a dúvida que o cliente tem na hora que ele precisa.
Com isso, é colocado em prática o autoatendimento, que ainda gera o aumento da produtividade da equipe — afinal, ela é acionada somente quando for realmente necessário.
Isso significa que há tempo para se ocupar com as atividades estratégicas, com atualizações constantes sobre os principais produtos e serviços da empresa, além da possibilidade de oferecer um atendimento mais personalizado e dedicado ao cliente.
Qual a importância do KCS como ferramenta para a gestão do conhecimento?
A importância do KCS é a forma que empodera uma organização, habilitando-a a compartilhar conhecimentos e ajudar todos os envolvidos a entenderem como resolver problemas.
É uma metodologia, muito mais do que uma ferramenta, capaz de maximizar a gestão da aprendizagem no seu negócio, bem como simplificar processos organizacionais como o onboarding.
Na prática, o KCS é como o outro lado da moeda de um Customer Service eficiente.
É uma abordagem que reconhece que ser empático ao cliente, funcionário ou stakeholder é importante, mas não o suficiente.
Com o KCS, sua empresa cria um sistema de suporte organizado e simplificado que reduz o tempo gasto na resolução de problemas, bem como custos e recursos utilizados.
O ciclo contínuo da metodologia KCS
Para funcionar de maneira acertada, a metodologia KCS requer a execução de cinco etapas. Elas estão em um loop contínuo, a fim de evitar os dois principais problemas existentes no suporte:
- a perda de tempo solucionando questões repetitivas;
- o gasto de horas e recursos para resolver situações complexas.
Perceba que, em ambos os casos, a resposta é o conhecimento. Ao acessar aquele que já existe na empresa, os desafios são mitigados e os clientes são atendidos de forma correta, rápida e flexível.
Então, como aplicar esse método? Conheça melhor cada fase!
Captura do conhecimento
Com o KCS, o processo inicia com o usuário. É ele que gera o conhecimento por meio dos seus questionamentos.
Assim, as solicitações feitas servem como base para os artigos. Esses se tornam subprodutos do processo de solução de problemas.
A partir disso, a equipe TOTVS escreve os conteúdos baseando-se no contexto do usuário, ou seja, conforme as perguntas feitas.
Desse modo, as informações são relevantes e mais fáceis de serem pesquisadas.
Estruturação do conhecimento
Sem dúvidas, o conhecimento coletado precisa ser estruturado — caso contrário, não fará sentido disponibilizá-lo.
Para isso, o melhor é trabalhar o artigo a partir de um formulário ou template.
Essa proposta mantém os assuntos fáceis para analistas de suporte e usuários, além de trazer consistência para a base de dados.
Reutilização de conhecimento
Da coleta e da estruturação do conhecimento, chega o momento de reutilizá-lo.
O propósito é que o time responsável utilize a base de dados no momento em que lida com os problemas dos usuários.
Como?
O relato de um incidente, por exemplo, pode ser relacionado aos artigos relevantes. Com isso, o trabalho é colaborativo e a atualização dos conteúdos é constante.
Aperfeiçoamento do conhecimento
Para reutilizar os conteúdos, os agentes de suporte estão, ao mesmo tempo, revisando os conhecimentos.
Esse processo inclui a atualização e o aperfeiçoamento dos artigos.
O resultado é um conteúdo atualizado e escrito com a participação de todos. Somente depois disso, ele é indicado aos usuários.
Manutenção da saúde do conteúdo
Após a execução de todas as etapas, precisa ser feito um trabalho de monitoramento constante do conhecimento.
Esse processo é feito pela mensuração da eficácia dos artigos a partir de indicadores.
Assim, a TOTVS identifica quantas pessoas foram ajudadas pelo conteúdo e emprega recursos para melhorar aqueles que precisam.
Dessa forma, há um custo reduzido para a aplicação da metodologia KCS.
Conheça os benefícios da metodologia KCS nas empresas
O intuito do KCS é, como a sua sigla indica, oferecer um suporte centrado no conhecimento.
“Nós buscamos a melhor forma de redigir um artigo, para que ele seja eficiente no momento em que estamos resolvendo um ticket ou dando uma resposta para o cliente. Esse artigo não deve ser longo, deve ir direto ao ponto e resolver aquela dúvida específica. Então, ele passa a ser um documento rico na forma como a gente escreve”, explica Luciola Eboni.
Essa base de dados já é, por si só, um dos benefícios da metodologia KCS. Ainda existem outros, como você verá a seguir.
Impulsionamento da gestão do conhecimento
Os tickets são a fonte original da construção do conhecimento, mas nem todos são válidos para tal.
Para se ter uma ideia, 22% de todas as solicitações da TOTVS em que já foi feita alguma intervenção têm a indicação de KCS.
Em alguns grupos de atendimento, o índice fica entre 40% e 45% de indicação.
De qualquer forma, o impulsionamento da gestão do conhecimento acontece pelo engajamento dos grupos de atendimento.
Para isso, é necessário ver os resultados de maneira clara, tanto na satisfação do cliente quanto na produtividade do time de suporte.
Mais que isso, é preciso verificar tudo o que se refere à documentação, a fim de criar o melhor formato para novos registros e a maneira mais adequada de distribuição aos clientes.
Nesse processo, estão incluídas iniciativas de atendimento via chatbot, com o uso da Inteligência Artificial (IA).
Aliás, toda a base de conhecimento criada pela metodologia KCS é insumo para IA ou bots.
Portanto, “é o primeiro passo para podermos, de fato, subir o próximo degrau do nosso atendimento ao cliente usando a gestão do conhecimento, para conseguir evoluir no autoatendimento. Assim, o cliente pode, por meio de uma busca qualificada, resolver as suas dúvidas sozinho”, ressalta a gestora executiva de Customer Experience.
Ganho de eficiência no suporte
A TOTVS aumentou em 15% o First Contact Resolution (FCR) com o KCS.
O resultado passa pela democratização da informação no centro de suporte, que leva ao ganho de eficiência.
Na prática, o assunto é compartilhado para todo o grupo de agentes, que respondem a outros tickets com o mesmo artigo criado.
Isso traz agilidade, porque o usuário é respondido de forma mais rápida e o conhecimento da equipe de suporte evolui.
Ao mesmo tempo, o uso de bots e da IA torna o processo ainda mais eficiente, com a intervenção humana apenas quando é necessário — assim, também é fácil trabalhar a personalização.
Ganho de produtividade
O método KCS faz os tickets serem resolvidos de forma mais produtiva. Os analistas de suporte têm acesso a um documento criado no formato adequado. Com isso, têm respostas padronizadas, completas e prontas, que geram valor ao trabalho.
A consequência é o engajamento das equipes. Com uma massa de conteúdos criados com qualidade, o analista de suporte percebe que a quantidade de solicitações reduziu e o seu trabalho ficou mais produtivo.
Assim, ele observa que responde a vários pedidos com o mesmo artigo, o que gera menos pressão e menos backlog.
É por isso que a TOTVS identificou uma melhoria significativa no que se refere à produtividade. O aumento chegou a 24%, em média, nos times de atendimento.
Redução de custos
O trabalho focado da equipe de suporte e a diminuição do número de tickets que chega aos agentes reduz custos, porque o time consegue trabalhar voltado para aspectos estratégicos.
Por isso, o KCS não é um custo, mas sim um investimento, que traz um bom retorno (ROI).
Melhoria da comunicação e satisfação do cliente
O objetivo da metodologia KCS é melhorar a comunicação entre os analistas de suporte e os clientes, a fim de aumentar a satisfação. Essa é uma atitude que agrega valor e diminui o número de tickets.
Como exemplo, é possível citar a TOTVS, que já tinha uma base de conhecimento montada na liberação de uma nova funcionalidade. Com isso, o número de solicitações diminuiu e o tempo de resposta caiu pela metade.
Assim, a satisfação do usuário (Customer Satisfaction Score — CSAT) aumenta. A mensuração desse indicador quanto aos tickets com indicação de artigos chegou a 91%.
Além disso, o tempo de solução foi reduzido em 28%, porque de 180 mil solicitações da TOTVS em 2019, 10% foram resolvidas pela base de conhecimento.
Quanto à satisfação dos clientes referente ao KCS, o índice é de 80%.
“Isso prova que, se o artigo estiver bem escrito e resolver a dúvida que o cliente tem, ele vai ficar satisfeito com a base de conhecimento. Se isso trouxer agilidade, ele fica mais satisfeito ainda”, ressalta Eboni.
Como aplicar o serviço centrado no conhecimento em sua organização?
Existem diferentes maneiras de implementar o KCS na sua empresa. Na prática, funciona integrando o conhecimento ao fluxo de trabalho de atendimento ao cliente.
Conforme os problemas são solucionados, os dados são coletados e informados em um banco específico.
Esse conhecimento, conforme o tempo passa, tende a evoluir, com base no uso e na demanda.
É um ciclo de melhoria contínua, normalmente aplicado a técnica que apresentamos anteriormente, o Loop Contínuo ou “Loop Duplo”, que é composto do “Loop de Resolução” e o “Loop de Evolução”.
O primeiro já apresentamos anteriormente, com os cinco passos.
Já o segundo loop, o mais complexo, envolve diferentes etapas. Seu foco é trabalhar em cima da melhoria da abordagem de KCS e como otimizá-la.
Também é composto por quatro pilares:
- Saúde do conteúdo — também trabalhado aqui;
- Integração do processo;
- Avaliação de desempenho;
- Liderança e comunicação.
No entanto, existem desafios relevantes ao implementar o KCS.
Por exemplo, é necessário repensar sua cultura de atendimento, de modo que os profissionais possam trabalhar também na coleta de dados e no registro dos conhecimentos.
Há um trabalho considerável de escrita, mas ele pode ser implementado gradualmente, com auxílio de sistemas especializados que facilitam a atualização dos documentos técnicos.
Conheça a TOTVS Consulting
Com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, a TOTVS implementou o KCS em 2018. Para isso, a equipe responsável por colocar a metodologia em prática estudou e se certificou na mesma.
A partir disso, foi elaborado um projeto de capacitação para as equipes de suporte e realizado um piloto dentro de alguns grupos.
Desde o início, os números confirmavam que a criação de um bom documento torna o atendimento mais produtivo e aumenta a satisfação do cliente com a indicação de artigos.
Por isso, muitos investimentos foram feitos em capacitação, piloto e engajamento das equipes.
Hoje, os grupos já estão mais motivados por terem percebido os resultados.
Os times da TOTVS passaram a enxergar ainda mais valor na iniciativa por perceberem que os clientes têm acesso fácil, rápido e autônomo aos conhecimentos.
O foco do Knowledge Centered Support passou a ser engajar ainda mais times e criar muitos outros artigos para oferecer respostas ágeis.
Todos os conteúdos são disponibilizados em uma base de conhecimento dentro do Zendesk, software de atendimento, inclusive quando o assunto é software ERP.
Ela é aberta e permite aos agentes mapearem as origens de documentação referentes a aspectos:
- técnicos, que estão no TDN;
- de conhecimento, que estão no KCS e solucionam dúvidas pontuais;
- de vídeos e áudios, que estão disponíveis no YouTube e são corrigidos de acordo com os pacotes oferecidos na central de download.
Em suma, o KCS está contido dentro de um projeto de gestão do conhecimento.
“A metodologia traz para nós a disciplina de criar um bom documento, com qualidade. Dentro dela, temos pessoas responsáveis pela redação, outras pela revisão e publicação, e outras pelo saneamento dessa base, que descartam os documentos antigos e sem relevância”, afirma Eboni.
Saiba como acessar a base de conhecimento TOTVS
Há uma busca unificada, que está disponível no portal suporte.totvs.com, que traz uma área de suporte, um centro de serviços e uma central de download. Além disso, existe uma barra de busca.
Colocando uma palavra-chave no local, como “o que é ERP“, a varredura é feita em todas as origens de conteúdo.
Com isso, o cliente da TOTVS não precisa se preocupar em entrar individualmente no TDN, no YouTube ou em outros lugares: está tudo centralizado na base de conhecimento.
Além disso, é possível filtrar a origem do conteúdo — por exemplo, apenas os vídeos que estão na plataforma do Google.
Ao entrar na página de suporte, você ainda consegue se servir de qualquer origem com a ajuda da busca unificada, sem precisar fazer login.
A autenticação somente é necessária em caso de abertura de ticket, a fim de identificar o usuário e fazer o direcionamento correto.
Vale a pena destacar ainda que a aba de downloads é voltada para casos de correção.
Você precisa fazer o login e, a partir disso, o sistema libera o pacote correto para a tecnologia utilizada na sua empresa.
Tenha em mente que o chatbot e a IA estão no roadmap e, aos poucos, vão sendo implementados.
Além disso, já existem iniciativas ligadas à legislação e aos assuntos mais pontuais e sazonais. De toda forma, o foco do trabalho é a constante evolução para melhorar essa empreitada.
Em suma, a metodologia KCS estrutura e padroniza o processo de atendimento por meio de ações que visam ao aperfeiçoamento da comunicação e do suporte aos clientes.
Assim, há a eliminação de gargalos e a melhoria dos resultados alcançados.
Quer conhecer melhor a Central de Relacionamento TOTVS? Acesse o site, faça a sua pesquisa e entenda melhor como o método KCS ajuda a divulgar o conhecimento e a solucionar os problemas!
Conclusão
O KCS é uma abordagem revolucionária, capaz de incorporar muito valor aos seus processos e aos esforços de gestão de aprendizagem na sua empresa.
Entender o que é, qual a importância, como implementar e quais os benefícios é essencial para que seu negócio possa se destacar dos concorrentes.
Ao longo de nossos posts, sempre ressaltamos o quão importante é para as organizações conservarem, trabalharem e evoluírem seus conhecimentos.
O KCS pode ser uma ferramenta crucial para que sua empresa conquiste isso e faça valer de toda a expertise acumulada.
E você, gostou de aprender mais sobre o tema?
Convidamos você a seguir acompanhando o nosso blog, assinar agora a newsletter da TOTVS e receber nossas novidades direto em seu e-mail!
Drac English1 diz:
Legal o seu conteúdo, estarei acompanhando. Também tenho um site/blog que escrevo sobre a importância do conhecimento, caso queira dar uma olhadinha sem compromisso você e seus leitores serão muito bem vindos!
16 de novembro de 2020 EM 11:42
Alan Amorim diz:
Olá! Obrigado pela comentário. Continue acompanhando sim, tem muito artigo bacana saindo. E claro, vamos dar uma olhadinha sim ;)
16 de novembro de 2020 EM 12:01
rubens vital diz:
Muito bom! Estou sempre tentando aprender essas coisas, mas preciso melhorar o entendimento ainda.
6 de novembro de 2020 EM 15:44
Alan Amorim diz:
Olá, Rubens. Obrigado pelo comentário. Poxa, não deixe de acompanhar os nossos artigos, sempre tentamos ser o mais objetivo possível. Temos também uma porção de cursos no https://treinamentos.totvs.com/ Vale a pena conferir :)
11 de novembro de 2020 EM 18:06