Conheça tudo sobre a técnica capaz de melhorar a produtividade na gestão da produção.
O que é just in time (JIT)?
É uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque. Por meio dela, é possível aumentar a eficiência, cortar custos e diminuir o desperdício.
Quando surgiu a metodologia just in time?
A metodologia foi originalmente desenvolvida no Japão, na Toyota, como uma resposta aos recursos naturais limitados do país na época, em uma realidade que desperdícios não eram admitidos.
Qual é o objetivo do just in time?
As empresas utilizam a metodologia just in time para alinhar a produção diretamente com os pedidos feitos. Isso reduz o desperdício, otimiza a produção, padroniza processos e torna-os mais efetivos. A ideia é: tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois!
Dicas para implementar o just in time em sua empresa
Para que a implantação do just in time seja bem-sucedida, é necessário pensar em alguns pontos prévios. Confira a seguir
Organização
É importante organizar e monitorar dados em tempo real para impulsionar a produtividade dos colaboradores e dos processos.
Capacitação
Adotar uma nova metodologia requer treinamento. É fundamental que todas as pessoas envolvidas sejam devidamente orientadas, evitando, ao máximo, falhas de processo e outros gargalos operacionais.
Comunicação
A metodologia deve ser repassada e alinhada continuamente, com fornecedores, funcionários ou clientes. Use indicadores concretos e confiáveis para determinar pontos positivos e aqueles para melhorar.
Definição de metas
O just in time não exige que o estoque fique abarrotado de produtos para depois vendê-los, o seu objetivo é focar na produção da quantidade exata de encomendas, que irá atender a demanda.
Quer saber mais sobre just in time?
Veja o nosso conteúdo completo sobre essa metodologia heroína da gestão da produção e continue tirando suas dúvidas sobre o tema!